COVID-19. A radiografia por municípios. Confira os mais afectados
Apesar da disseminação da pandemia pelo território nacional, o seu impacto continua a ser caracterizado por uma elevada heterogeneidade regional (tendo em conta, indicadores de dimensão e densidade demográfica por quilómetro qudrado). Os municípios da Metropolitana do Porto continuam a ser os mais afectados. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE).
O INE mostra que a 22 de Abril, em Portugal, por cada 10 mil habitantes existiam 21,7 casos confirmados de COVID-19. O número de casos confirmados com a doença COVID-19 por 10 mil habitantes foi acima do valor nacional em 47 municípios e deste conjunto.
Na região Norte, 33 municípios registaram um valor acima do país, destacando-se o conjunto de municípios contíguos da área Metropolitana do Porto com mais de 35 casos confirmados por 10 mil habitantes. Sendo os conselhos mais afectados Valongo, Maia, Gondomar, Matosinhos, Porto, Santo Tirso e Vila Nova de Gaia.
Também alguns municípios das regiões Centro (13) e área Metropolitana de Lisboa (o município de Lisboa) apresentavam valores acima do valor nacional.
Dados do INE destacam ainda que em 201 dos 308 municípios portugueses o número de óbitos registados nas últimas quatro semanas (entre 16 de Março e 12 de Abril de 2020) foi superior ao valor homólogo de referência (média do número de óbitos para o mesmo período em 2018 e 2019).
Deste conjunto, destacam-se 56 municípios que registaram valores superiores a 150 óbitos por cada 100 óbitos no período homólogo de referência.
Para os restantes 107 municípios (35% do total de municípios) o número de óbitos registados nas últimas quatro semanas foi inferior ao observado no período de referência.