Cria o teu plano de Desenvolvimento Pessoal, em apenas 3 passos

Muitas vezes temos dúvidas de por onde começar. Identificamos uma série de sentimentos, temos umas quantas pistas, mas não sabemos efectivamente como integrar tudo por forma a que haja uma linha condutora. 
Por Rita Sambado, Human Potential Activator e fundadora da EUS School of Being

 

A resposta é óbvia: devemos sempre começar por nós próprios. 
Precisamos de perceber quem somos, o que gostamos, o que temos para dar ao mundo. Tudo isto são perguntas que nos vão trazendo aos poucos uma enorme clareza sobre o que nos faz felizes, e sobre o que estamos realmente aqui a fazer. E depois então, podemos afirmar com mais certeza o que queremos, e como podemos traçar um caminho para lá chegar.
E uma forma muito fácil e divertida para fazer isto, é traçarmos o nosso próprio Plano de Desenvolvimento Pessoal.
Se pusermos a nossa evolução num plano, ganhamos consciência, direcção e evolução na nossa vida.
Ganhamos consciência de que nós, somos o nosso principal projecto.
É preciso chamarmos a nós essa responsabilidade, e esse direito. Não andamos aqui apenas a “apagar velas”, ano após ano, sem qualquer acrescento à nossa evolução.
Já lá vai o tempo em que um curso superior (chamei assim de propósito !), e umas quantas formações (a que a empresa te manda) são suficientes, para dizer que tens formação.
Não. É muito mais importante que isso. Preocupares-te com o teu crescimento é fazeres esta afirmação que “tu és o teu principal projecto”, e que como tal,  és algo em que vais apostar, e vais fazer crescer.
Se não fores tu o primeiro, que sentido faz?
Trazemos direcção ao nosso caminho.
Quando temos um plano de evolução, sabemos para onde queremos ir: imagina sabes que queres escrever um livro, ou que queres fazer uma determinada viagem, ou que queres experienciar ter o teu próprio projecto. Ganhas uma missão, um propósito, e uma intenção na vida. Se não o fizeres deixas-te ficar num modo mais reativo, onde vais respondendo ao exterior, sem nunca atender ao teu próprio caminho, e à tua evolução.
Garantimos evolução para nós próprio(a)s
Quando traçamos um plano de desenvolvimento pessoal, estamos efetivamente a identificar não só um destino, como uma série de melhoramentos que necessitamos fazer em nós próprio(a)s para lá chegar. Cursos que queremos tirar, rotinas que queremos criar, etc. E portanto seja do ponto de vista da aprendizagem que vais acrescentar, ou das qualidades que vais trabalhar em ti, o resultado é sempre positivo.

 

✍️ E então agora na prática, como é que isso se faz?
Três passos muito simples:
#1 Quais são os teus objectivos?
O que é que gostarias de ter ou experienciar na vida?
#2 O que precisas de aprender para os executar?
São cursos, livros, talks?…
#3 Que qualidades tens de treinar em ti para que seja mais fácil chegares aos teus objectivos?
Imagina se quiseres escrever um livro, vais ter que treinar a tua disciplina para assumires esse compromisso de escrita. O que podes fazer para ajudar a treinar isto em ti? Exercício físico, meditação ou qualquer outro ato que exija regularidade?
Vais ver a diferença que, aos poucos, estes pequenos pontos vão fazendo.
Aposta em ti e na tua evolução.
Vais ver que não só tu, mas todos os que estão à tua volta, vão beneficiar com isso.

Tu és muito mais do que aquilo que julgas !