Criar passwords seguras parece ser uma dificuldade comum. Sabe em que região do mundo (e países) são piores?

O relatório anual sobre o estado global de segurança das passwords da Dashlane demonstra que houve ligeiras melhorias face ao ano passado, com a pontuação do “Password Health Score” a melhorar, em média, quase dois pontos em todas as regiões do mundo. No entanto, todas elas continuam a encaixar-se na categoria «necessita de melhoria», correspondente a pontuações entre 60 a 90.

 

A região da Europa Meridional, onde se localiza Portugal, continua a ser uma das piores classificadas, com uma pontuação média de 73.5, ocupando a 10.ª posição em 14 lugares.

Abaixo, apenas se encontram as regiões da Ásia Meridional – que conta com países como Filipinas, Vietname e Indonésia -, Médio Oriente & Ásia Central – com países como Turquia, Israel e Chipre -, África do Norte & Ocidental – com países como Marrocos, Guiné-Bissau e Angola – e, por fim, América do Norte – que contempla países como EUA e Canadá – no último lugar da tabela, com uma pontuação média de 70.9.

A região que inclui Portugal, e também países como Itália e Espanha, destaca-se ainda pela negativa noutros indicadores, verificando-se, por exemplo, que mais de metade das passwords escolhidas são reutilizadas (53%).

Nos três primeiros lugares da tabela, com as melhores classificações, encontram-se as regiões da Europa Oriental (78.2), onde se inserem países como Bulgária, Polónia e Ucrânia, Europa Setentrional (76.1) – com países como Estónia, Finlândia e Noruega -, e Europa Ocidental (75.2) – que contempla países como Alemanha, França e Suíça. No que diz respeito a passwords comprometidas, a região da América do Norte é a mais visada, com 17% de passwords nesta situação.

Curiosamente, a região que figura no penúltimo lugar da tabela em termos de “Password Health Score” – África do Norte & Ocidental – é a que apresenta menos passwords comprometidas (9%). A Europa Meridional, onde se insere Portugal, tem 14% de passwords nestas circunstâncias.

A análise da Dashlane revela ainda que o utilizador médio tem 227 contas que requerem password e que, em média, a percentagem de reutilização de passwords é superior a 44% em todas as regiões, dado que continua a ser preocupante.

Ler Mais