Cuide da sua imagem online

silvianunes_editSílvia Nunes, executive manager da Page Personnel, sugere alguns conselhos para se proteger nas redes sociais e aumentar as suas possibilidades de recrutamento.

As redes sociais são cada vez mais decisivas num processo de recrutamento. Com o acesso fácil à presença digital de qualquer candidato, os recrutadores têm acesso a informação que pode ser vantajosa ou comprometedora para quem procura emprego. Sílvia Nunes, executive manager da Page Personnel, sugere alguns conselhos sobre como deve proteger a sua imagem e reputação, para que não seja alvo de surpresas desagradáveis.

Pense na imagem que quer passar. «Antes de entrar nas redes sociais ou de criar o seu CV 2.0, pense em que redes e de que forma quer estar. Os formatos pessoal e profissional podem ser totalmente diferentes», considera a especialista. «Trata-se simplesmente de pensar que o seu perfil nas redes sociais pode ser visto por recrutadores e temos que ter cuidado com a nossa privacidade e com as nossas opiniões em público».

Aposte no LinkedIn. «Se o seu objectivo é desenvolver a sua carreira profissional, procure as redes sociais profissionais, como é o caso do LinkedIn. A utilidade desta rede está centrada na qualidade dos contactos e no networking que nos permite fazer», salienta a especialista.

Sílvia Nunes recomenda que, como primeiros passos para cuidar da melhor forma da nossa reputação nesta rede social, é necessário «colocar uma fotografia profissional e ir actualizando os nossos dados. É importante que o nosso perfil contenha palavras-chave, já que muitos recrutadores pesquisam candidatos através delas».

Esteja atento às definições de privacidade. «Qualquer conversação nas redes sociais é uma possível entrevista de trabalho», defende Sílvia Nunes. «É importante controlar quem pode ler ou não os seus comentários ou ver as suas fotografias nos seus perfis pessoais».

O Facebook e Twitter também podem ajudá-lo. Tanto o Facebook como o Twitter podem ser utilizados para procurar emprego, existindo uma gama de ferramentas para esse fim: «No caso do Twitter, temos o Twitter Job Search que é um motor de busca de emprego. No caso do Facebook existem aplicações como o Branchout ou o Beknown que também nos permitem ter perfis profissionais e procurar contactos para estabelecer o tão necessário networking», segundo Sílvia Nunes.

A importância da diferenciação. «Sem nos esquecermos da procura de emprego tradicional, é vantajoso que seja capaz de criar uma boa imagem online e de desenvolver uma identidade digital que o diferencie de outros candidatos e que faça com que o seu percurso profissional sobressaia», remata a especialista.

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