Daniel Traça faz um retrato da forma como o país gere o talento. O livro é apresentado hoje
No seu novo livro, Daniel Traça, actual director-geral da ESADE e antigo director da Nova SBE, analisa as causas e consequências da incapacidade de Portugal reter o talento que produz e deixa pistas para inverter esta tendência. A apresentação da obra “Ambição. Preparar Portugal Para a Geração Mais Bem Preparada” acontece esta tarde, em Lisboa.
O livro é apresentado hoje, pelas 18h30, na Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa. A obra será apresentada por Paulo Portas e contará com a presença dos autores do livro e prefácio.
Nos últimos 40 anos, o caminho trilhado por Portugal no âmbito da educação da população permitiu aproxiamr-se do topo europeu na percentagem de cidadãos com formação superior. Contudo, na economia, a produtividade continua longe dos padrões europeus e os salários permanecem baixos, levando nomeadamente jovens licenciados a sair do país em busca de melhores oportunidades.
Daniel Traça, actual director-geral da ESADE em Barcelona, parte da sua própria experiência, e do posto de observação que a liderança da Nova SBE lhe proporcionou durante oito anos, para fazer uma análise aprofundada e sustentada das causas e consequências da incapacidade de Portugal para reter o talento que produz.
E deixa também um conjunto de pistas para que o país comece a inverter este «fado» e afirme uma ambição colectiva que tem faltado.