Das prioridades para a lei laboral identificadas por 14 especialistas à Gestão de Pessoas nos festivais de Verão. Isto e muito mais na Human Resources de Junho. Já disponível
O destaque de Junho da Human Resources vai para as prioridades que o novo Governo deve assumir para o mundo do trabalho, segundo a opinião de 14 especialistas, desde CEO a gestores de Pessoas, passando por peritos em direito laboral. Sobre o mesmo tema, apresentamos os resultados da 53.ª edição do Barómetro Human Resources, com os habituais comentários dos especialistas. Reportagens, entrevistas, artigos de análise, partilha de boas práticas e case studies… Não faltam motivos de interesse nesta edição 162, já disponível online.
Perante o conjunto de medidas e propostas – que podem ter impacto no sector laboral e, consequentemente, nas empresas e profissionais – do novo Governo, questionámos CEO, gestores de Pessoas e especialistas em direito laboral sobre quais devem ser as prioridades do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. O resultado conjuga uma análise quantitativa – que resulta dos resultados do Barómetro Human Resources – e uma análise qualitativa de 14 especialistas.
Nas entrevistas, destaque para a rubrica “Gestora de Pessoas”, que tem como protagonista Joana Pita Negrão, directora de Pessoas e Cultura da Nova SBE – que assumiu o desafio de transformar o departamento de Recursos Humanos, tornando-o mais focado na cultura organizacional – e ainda para o “Em Foco”, com Ricardo Costa, chairman do Grupo Bernardo da Costa, que desvenda alguns ensinamentos do seu mais recente livro “A felicidade é lucrativa”.
Em época de festivais de Verão, falámos com responsáveis de algumas das principais promotoras em Portugal, para mostrar como se põem estas “máquinas gigantes” a funcionar (bem): nesta edição, pode conhecer “os bastidores” do MEO Kalorama, NOS Alive e Rock in Rio.
Nas Boas Práticas, fique a conhecer o novo espaço da NTT DATA, que pretende promover o espírito colaborativo e melhorar a interacção das equipas… e está a resultar. Já no Case Study, a Konica Minolta explica como funciona o People Hub, um portal desenvolvido para optimizar a interacção dos colaboradores com os Recursos Humanos.
Este mês, a CMS Portugal promoveu um encontro sobre “A Inteligência Artificial na Gestão de Pessoas”, moderado pela Human Resources, onde se abordaram questões éticas, limites legais e perspectivas de futuro. Damos a conhecer as principais conclusões.
Nos artigos de especialistas, destaque para o tema da liderança, pelas mãos de Filipe Ferreira, co-fundador e partner da Sfori, que reflecte sobre a importância da transformação cultural e estrutural das organizações. E partilha alguns conselhos.
Na rubrica Estórias com Propósito, tem a palavra Marta Bastos dos Santos, coordenadora do Programa de Voluntariado do Grupo EDP, que recorda um percurso que lhe permitiu abrir horizontes e desafiar limites até chegar, precisamente, onde deve estar.
Ainda nesta edição de Junho, pode ficar a conhecer os 25 “Melhores Lugares Para Trabalhar” no sector das Tecnologias da Informação, uma novidade apresentada este ano pelo Great Place to Work em Portugal.
Na habitual HR Talk, o tema de conversa de Junho versa os resultados do último Randstad Employer Brand Research, com três convidadas especiais: Patrícia Espadaneira, da Finsolutia; Rita Baptista, da Bene Farmacêutica; e Sofia Valentim, da Randstad Portugal.
Há igualmente espaço para um especial Employer Branding (EDP), para dar a conhecer o programa INside do Grupo Ageas Portugal, e para três Cadernos Especiais: Formação (Adene, Cegoc, Celfocus, Central de Cervejas, CGD, Edenred, ISCTE, Randstad, Tangível Academy, Wall Street English), Responsabilidade Social Corporativa (Fidelidade e Randstad) e Saúde no trabalho (Altice e Ren).
Como vê, são motivos de sobra para não perder esta edição!
Confira o alinhamento completo aqui.
Seja na versão online ou em papel, não deixe de comprar.