Dez hábitos que os mais confiantes praticam diariamente

Descubra como se manter motivado e seguro de si em 2016, com os conselhos de Chris Dessi, CEO da Silverback Social, uma agência de social media.

Tentar melhorar a postura, forçar um sorriso ou fazer um novo corte de cabelo pode enganar o seu cérebro e aumentar a sua auto-confiança, mas por pouco tempo, escreve o gestor, apontando, na revista Inc., dez práticas comprovadas para melhorar a auto-confiança e conduzir a uma mudança real e duradoura na sua vida.

1. Medite
A insegurança manifesta-se de inúmeras formas. O nosso corpo não nos obedece. Não nos conseguimos concentrar.
Controlar o cérebro é um passo fundamental para a verdadeira auto-confiança. Chris Dessi recomenda da aplicação Headspace, com a qual pode realizar cinco, dez ou vinte minutos de meditações guiadas e simples.

2. Pense “dentro da caixa”
Ter a liberdade de fazer escolhas gerindo o seu próprio tempo pode ser uma das principais razões pelas quais decidiu torna-se empreendedor. No entanto, há muitas opções que, quando “pensamos fora da caixa”, podem levar à ruína. Há um sentimento de alegria em pensar dentro da caixa, em fazer aquilo que se sabe e domina, concentrando-se e movendo-se no sentido da maré, explica.

3. Aprenda algo novo todos os dias
Isto é um hábito de mudança de vida. Quanto mais conhecimento tiver, maior será a sua confiança. Simples.

4. Ensine
Se é um perito na sua área, partilhe o seu conhecimento e vai sentir-se mais realizado enquanto ser humano. Isso acrescentar-lhe-à confiança. Se falar em público o assusta, Chris Dessi sugere que publique conteúdos em plataformas como o LinkedIn, por exemplo.

5. Assuma o controlo da sua carreira
Lançar o seu próprio blog é, para o CEO, a melhor maneira de o conseguir. Se assumir o controlo da sua marca pessoal e criar conteúdo que o inspira, a confiança vem a seguir.

6. Exercite-se
Em vez de comprar roupas caras, produtos de pele, tentar andar com os ombros para trás ou forçar um sorriso, Chris recomenda que faça exercício físico e se hidrate. As roupas vão encaixar melhor. Vai melhorar a qualidade da sua pele, bem como a sua força muscular e, consequentemente, postura e marcha. Tudo isso reflectir-se-à no seu sorriso.

7. Durma melhor
Se tiver problemas em dormir, o gestor aconselha a aplicação Sleep Cycle. Dormir o suficiente ajuda o seu cérebro e o corpo. A Harvard Mental Health Letter escreve: «O estágio mais profundo do sono tranquilo produz mudanças fisiológicas que ajudam a impulsionar o funcionamento do sistema imunológico». Dormir melhor é sinónimo de uma mente mais nítida, um melhor humor e uma maior auto-confiança.

8. Voluntarie-se e receba de volta
Quem sabe, pode curar alguém, e pode curar a sua própria alma.

9. Socialize
Pode ser uma tarefa difícil para os introvertidos. Mas atenção: socializar, ou encontrar o seu grupo, nem sempre tem de acontecer pessoalmente. Pode juntar-se a uma comunidade online. Postar conteúdos interessantes na sua rede do LinkedIn pode criar um verdadeiro sentimento de pertença. Da mesma forma que construir uma comunidade, através de sua conta no Twitter, também pode estimular este sentimento poderoso.

10. Seja curioso
Procure pessoas mais experientes. Aprender com elas vai depositar em si uma calma poderosa de saber. As lições que receber serão inestimáveis. Até porque as histórias de sucesso “overnight” poderão ter ultrapassado as provas e atribulações que está a experienciar neste momento. Todos sobreviveram e serão capazes de ajudá-lo a conseguir o mesmo feito.

Ler Mais