Dia do Engenheiro de Sistemas: Três conselhos para evoluir na carreira

O mercado tecnológico está em constante evolução e os especialistas na área de Engenharia de Sistemas têm a oportunidade (e o desafio) de aprender com a inovação à medida que a constroem. Para todos os especialistas que querem crescer nesta área, a Zühlke partilha três conselhos essenciais a seguir.

1. Procurar as oportunidades que fazem fitA inovação tecnológica traz novas exigências às organizações e aos profissionais, criando ao mesmo tempo oportunidades para responder às novidades que surgem na área. Assim, há espaço para conhecer diferentes percursos para a carreira e encontrar as oportunidades que respondem de forma mais certeira aos objectivos dos especialistas.

No mesmo sentido, também as organizações devem promover estas oportunidades internamente, valorizando o seu recurso mais valioso, as pessoas. Ter em conta as suas ambições, resolver as suas necessidades e facultar as ferramentas para o desenvolvimento pessoal e profissional são factores fundamentais para optimizar resultados e reter talento.

2. Desenvolver soft skills diferenciadorasLonge vão os tempos em que a imagem dos especialistas se resumia a pessoas que trabalhavam de forma isolada. Embora o trabalho diário exija grande foco e capacidade analítica, o desenvolvimento de competências ao nível comportamental e da comunicação fazem cada vez mais diferença em engenharia.

O trabalho em equipa é fundamental, pelo que saber transmitir ideias de forma clara e ter uma boa preparação para gerir conflitos que surjam contribui para a evolução e sucesso dos especialistas. Ao mesmo tempo, a gestão de tempo é essencial para aumentar a produtividade e alcançar os melhores resultados.

3. Ter curiosidade é a chave para evoluirNo trabalho com sistemas críticos é importante analisar riscos e ter bem presente os protocolos de segurança para evitar falhas. No entanto, isso não deve invalidar a curiosidade e a procura pela inovação. Com transformações a ocorrer em alta velocidade, a área de Engenharia de Sistemas exige uma grande adaptação à mudança por parte dos colaboradores e das organizações.

Neste sentido, ter curiosidade constante é fundamental para acompanhar tendências e desenhar soluções disruptivas. Sem medo de errar, são os especialistas que fazem perguntas, testam hipóteses inusitadas e procuram a melhoria contínua que se vão destacar e evoluir.

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.