Dia Internacional dos Recursos Humanos. Qual o principal desafio e que futuro para a Gestão de Pessoas? A Egor responde
Por ocasião do Dia Internacional dos Recursos Humanos, que se assinalou ontem, dia 20 de Maio, a Human Resources perguntou a 11 empresas especialistas qual o principal desafio para os gestores de pessoas e como perspectivam o futuro. Estamos a apresentá-los ao longo desta semana.
Fátima Machado, directora de Recursos Humanos da Egor, partilha a sua análise.
Qual o principal desafio para os profissionais de Gestão de Pessoas, hoje?
A gestão de pessoas é um desafio multifacetado que envolve lidar com aspetos humanos complexos.
Gerir expectativas individuais e objectivos organizacionais, onde se inclui diferenças culturais, diversidade de género, evolução tecnológica, mudanças nas expectativas dos funcionários em relação ao trabalho e a flexibilidade entre a vida pessoal e profissional, são grandes desafios.
A comunicação, a complexidade das informações a serem transmitidas e a diversidade dos públicos-alvo e existir empatia e um profundo conhecimento das necessidades e motivações de cada membro da equipa, é fundamental. Estamos perante desafios que exigem uma constante adaptação nas políticas e práticas de recursos humanos, existentes nas organizações.
Actualmente é premente desenvolver uma comunicação sólida (incluindo clareza), empatia, autenticidade e capacidade de adaptação, para enfrentar estes desafios.
E qual o principal desafio para os profissionais de Gestão de Pessoas daqui a 5/10 anos?
O cenário empresarial e as flutuações económicas dificultam a resposta, pois é muito difícil identificar desafios a 5/10 anos quando a dinâmica de trabalho está em constante evolução.
Existem alguns estudos que apontam que os maiores desafios assentam no avanço imposto pela automação, inteligência artificial, objetivos das novas gerações, diversidade e inclusão. Eu entendo que, com as mudanças tecnológicas e económicas, a aprendizagem contínua tornar-se-á essencial para o sucesso profissional, mas continuo a acreditar que, apesar de todas estas evoluções, o profissional de recursos humanos continua a ter um papel imprescindível no equilíbrio entre a adaptação a estas mudanças e a flexibilidade, nunca esquecendo o impacto na Saúde mental e do bem-estar.
Os desafios fazem parte do futuro e, na gestão de pessoas, não será diferente. Mas a comunicação, promovendo em simultâneo uma cultura inclusiva e equitativa, onde todas as vozes são ouvidas e valorizadas, assim como a implementação de políticas e práticas que promovam o bem-estar dos colaboradores e evitem o esgotamento profissional, serão fatores imprescindíveis.
Para enfrentar estes desafios com sucesso, os profissionais de recursos humanos têm de estar perto das pessoas, para conseguirem ser ágeis, inovadores e focados no desenvolvimento contínuo das pessoas e da organização.”
Como perspetiva o futuro da área de Gestão de Pessoas?
Prever o futuro é uma tarefa difícil, principalmente quando falamos de pessoas e quando vivemos num mundo caracterizado por incertezas e volatilidades, onde eventos imprevistos e disruptivos podem ocorrer a qualquer momento. A área de Gestão de Pessoas continuará a ser fundamental para o sucesso das organizações, mas a evolução imposta pelas mudanças no mercado e na instabilidade mundial obrigam a que as organizações estejam mais atentas às pessoas, e que adotem uma abordagem ágil e adaptável, com um grande foco no apoio ao crescimento profissional.
A diversidade e a inclusão continuarão a ser prioridades-chave para as organizações, e a tecnologia continuará a desempenhar um papel importante. A inteligência artificial, a análise de dados e as plataformas de gestão de talentos, ajudarão os profissionais de recursos humanos a tomar decisões mais eficazes.
A Gestão de Pessoas fará o seu percurso, evoluindo para responder às necessidades e dinâmicas das organizações e dos funcionários. Os profissionais de recursos humanos que se mantiverem actualizados com as tendências emergentes, adotarem uma abordagem orientada para as pessoas e desenvolverem competências de liderança e colaboração, estarão bem posicionados para impulsionarem o sucesso das organizações no futuro.