Dieter Neuhaeusser, Volkswagen Autoeuropa: Quando a força da marca ajuda na atracção e retenção de talento

Este ano, assumiram a sua maior fase de transformação. Estruturada em quatro dimensões, a dedicada às pessoas passa pela aposta na formação e desenvolvimento. Apesar da fama (e proveito), a marca Volkswagen Autoeuropa também traz desafios.

 

Por Tânia Reis

 

Localizada em Palmela, no distrito de Setúbal, da linha de montagem da Volkswagen Autoeuropa saem cerca de 934 carros por dia, com destino essencialmente ao mercado europeu. Em 2023, contribuiu com 1,3% para o PIB nacional e, este ano, foi mais uma vez considerada a empresa mais atractiva para trabalhar no sector automóvel, no Randstad Employer Brand Research em Portugal, reconhecimento que recebem com «orgulho e responsabilidade». «Esta distinção representa, em primeiro lugar, o reflexo do nosso compromisso em criar um ambiente de trabalho motivador, inovador», sublinha Dieter Neuhaeusser, director de Recursos Humanos e Organização, acrescentando que «é uma validação do esforço contínuo em promover o bem-estar, o desenvolvimento e a valorização de cada membro da equipa».

A nível internacional, este reconhecimento reforça igualmente a posição da empresa como uma referência na indústria automóvel. «A atractividade da nossa marca como empregador é fundamental para atrair e reter os melhores talentos num sector tão competitivo, e o prémio reforça a missão de inovar e liderar com as pessoas no centro da nossa estratégia.»

Também este ano assumiram a maior fase de transformação da sua história, que já conta com mais de 30 anos. «O Regenerate+ é a nossa visão de nos tornarmos um provedor de mobilidade sustentável para a natureza e a sociedade.» A estratégia está estruturada em torno de quatro dimensões: Natureza, Pessoas, Sociedade e Negócios, cada uma delas com KPI e metas específicas que orientam as acções e medem o progresso.

O responsável concretiza: «Na dimensão da Natureza, concentramo-nos na redução das emissões e na promoção da biodiversidade. Na das Pessoas, investimos em formação e desenvolvimento para equipar a nossa força de trabalho para a transição para a mobilidade eléctrica, pós-combustão. A dimensão de Negócios enfatiza o crescimento sustentável, incluindo investimentos em práticas de economia circular e tecnologias verdes. A dimensão da Sociedade envolve o nosso papel como cidadão corporativo responsável, garantindo que as nossas operações impactem positivamente as comunidades e sigam altos padrões éticos.».

No fundo, o objectivo é integrar as quatro dimensões em todos os aspectos da operação, promovendo uma abordagem holística da sustentabilidade, que vai além da conformidade e visa um impacto líquido positivo no meio ambiente e na sociedade.

 

Os sete fundamentos globais na Gestão de Pessoas
Com cerca de 4850 colaboradores, Dieter Neuhaeusser reconhece que, «historicamente, o sector é predominantemente masculino, mas a fábrica tem promovido a inclusão de mulheres em várias áreas, desde produção até cargos técnicos e de liderança, para equilibrar a distribuição de género». A média de idades a rondar os 44 anos permite combinar colaboradores com anos de experiência com uma «nova geração que traz uma abordagem digital e inovadora, especialmente nas áreas de engenharia e tecnologia».

Na Volkswagen Autoeuropa, a estratégia de Gestão de Pessoas rege-se pelos sete fundamentos globais da marca Volkswagen, orientadores do comportamento organizacional e amplamente comunicados e trabalhados em toda a organização, para que todos os colaboradores os compreendam e incorporem nas suas práticas diárias, realça o director de Recursos Humanos, identificando-os:

1. «Assumimos a responsabilidade pelo ambiente e pela sociedade – estamos comprometidos com a sustentabilidade e a responsabilidade social»;

2. «Somos honestos e falamos abertamente quando algo não está bem – promovemos uma cultura de transparência e comunicação»;

3. «Abrimos novos caminhos – incentivamos a inovação e a busca constante de soluções criativas»;

4. «Vivemos em diversidade – valorizamos a diversidade nas nossas equipas, reconhecendo que diferentes perspectivas enriquecem o ambiente de trabalho»;

5. «Temos orgulho no resultado do nosso trabalho – celebramos as conquistas e o impacto positivo que geramos»;

6. «Preferimos o “nós” em vez do “eu” – focamo-nos na colaboração e no trabalho em equipa»;

7. «Cumprimos com a nossa palavra – mantemos a nossa integridade e comprometemo- nos com as nossas promessas».

 

O cuidar dos colaboradores materializa- se mediante uma abordagem abrangente à saúde e segurança, «reunindo os departamentos médico, de ergonomia, segurança industrial e produção para desenvolver iniciativas focadas na prevenção e na promoção da literacia em saúde». Através de protocolos e programas de formação contínua, a Autoeuropa «assegura que cada área de trabalho cumpre altos padrões de segurança, protegendo os colaboradores e reduzindo riscos».

No âmbito da saúde preventiva, disponibiliza exames médicos regulares, monitorização de saúde ocupacional e campanhas de vacinação, garantindo acesso contínuo a cuidados preventivos.

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Novembro (nº. 167) da Human Resources, nas bancas.

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