Dos 17 aos 60 mil euros/ ano. São estas as funções das TI com salários mais altos em Portugal

O Guia Salarial de 2024 para o sector das Tecnologias de Informação, da Adecco, mostra que o sector de TI continua a vivenciar uma procura sólida por talentos especializados, o que se reflecte em salários competitivos para atrair e manter os melhores profissionais. Conheça as funções com salários mais altos.

 

Assim, as funções com salários mais altos, para uma posição “Middle” (entre dois a cinco anos), incluem Cloud Architect engineer (45 e 60 mil euros), seguido por System engineer (36 e 46 mil euros), Pentester (35 e 50 mil euros), Cybersecurity engineer (35 aos 50 mil euros), e Software engineer (28 e os 44 mil euros).

Em contrapartida, as posições menos remuneradas para profissionais com um nível de experiência similar, no sector de TI, englobam o Computer scientist (17 aos 27 mil euros), técnico de Suporte de Redes (18 e 24 mil euros), Software analyst (21 aos 31 mil euros), ERP/SCM/CRM consultant (26 e 40 mil euros), e Database administrator (28 e os 40 mil euros).

Cidades como Lisboa, Porto, Braga e Coimbra continuam a ser os principais polos de contratação na área de TI em Portugal. No entanto, as cidades mais pequenas e principalmente do interior têm a vantagem de oferecer uma melhor qualidade de vida a um custo mais baixo, o que pode influenciar positivamente a decisão na mudança dos candidatos.

De acordo com Bernardo Samuel, Adecco Recruitment director, «apesar de uma desaceleração nas contratações de perfis tecnológicos ao longo de 2023, o sector mantém-se extremamente competitivo na captação dos melhores talentos, evidenciando uma tendência contínua de crescimento dos salários médios».

«Para o ano corrente, antecipamos que a progressão salarial continue a sua trajectória ascendente, com incrementos médios potencialmente superiores a 10%.»

Apesar das condições salariais assumirem ainda um papel preponderante no que toca à compensação de perfis de TI, observa-se também uma tendência crescente na valorização de outros benefícios que contribuem para a satisfação e o bem-estar dos colaboradores e que são determinantes para a atracção e fidelização de talentos.

Entre eles estão a possibilidade de ter um plano e oportunidades de desenvolvimento de carreira oferecidos pela empresa, que demonstram um compromisso com o crescimento pessoal e profissional. A identificação com a missão e os valores da empresa também se destaca, pois, trabalhar por um propósito que se alinha com os seus valores individuais gera um maior sentido de satisfação e pertença.

A flexibilidade de horários e o modelo de trabalho remoto são igualmente apreciados, reflectindo a procura por um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, uma vez que estas opções permitem aos profissionais gerir o seu tempo de forma mais eficaz, aumentando a produtividade e a satisfação no trabalho.

Por outro lado, benefícios adicionais como seguros de saúde para o colaborador e para a sua família, políticas de bem-estar, e compensação variável baseada em resultados alcançados são também altamente valorizados. Estes benefícios não só melhoram a qualidade de vida dos colaboradores, como também demonstram um reconhecimento tangível do seu empenho e contributo para o sucesso da empresa.

O mercado de trabalho em TI, cada vez mais, valoriza profissionais completos, que não só dominem os aspectos técnicos da sua função, mas que também se alinhem com a missão e os valores da empresa, ou seja, além da expertise técnica, as competências mais valorizadas incluem: autonomia, espírito de equipa, liderança, capacidade de comunicação e identificação com o projecto em causa. Além disso, as empresas valorizam ainda profissionais que se envolvam com as equipas, saibam lidar com clientes e sejam capazes de gerir projectos e apresentar soluções inovadoras.

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