Dos perfis mais procurados aos salários. Conheça as tendências no Serviço ao Cliente

Em Portugal, o mercado de Customer Service continua a crescer todos os anos e 2023 não foi diferente. Estima-se que mais de metade dos call centers localizados em Portugal estejam a trabalhar para outros países, segundo o estudo anual da Michael Page sobre a evolução das principais tendências de recrutamento para o próximo ano, para quadros executivos, em empresas de grande dimensão.

 

O estudo mostra que os salários para serviços do mercado português estagnaram em 2023, contrariamente ao espectável, visto que aumentaram as qualificações dos colaboradores e também o turnover.

No entanto, esta realidade apenas se aplica aos serviços de outsourcing. Para as empresas que têm o serviço de apoio a cliente inhouse, esta profissão continuou a ser valorizada e os salários subiram de forma a acompanhar o aumento da inflação.

Já no mercado do atendimento bilingue, a escassez de talento levou a que estes mercados continuassem a sua tendência com os salários a subir. Por outro lado, este sector consegue absorver uma grande parte da mão-de-obra estrangeira no nosso país já que não existe no mercado o número de colaboradores necessários para dar resposta a estas necessidades.

Como referência, nas empresas de grande dimensão e multinacionais, um Customer Service specialist pode ganhar até 21 mil euros por ano, um operador de Backoffice (Países Nórdicos) até 42 mil euros, e para a função de Contact Center manager, o plafond máximo pode ir até aos 80 mil euros.

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