Dos perfis mais procurados aos salários. Conheça as tendências para o sector de Banking & Financial em 2023
A empresa de recrutamento Michael Page lançou o estudo anual sobre a evolução das principais tendências de recrutamento para o próximo ano para quadros executivos, em empresas de grande dimensão.
Segundo o estudo, o sector de Banking & Financial está a passar por uma fase muito favorável, assim os projectos digitais e processos de desenvolvimento tecnológico ganham relevância neste sector. Os perfis de controlo interno, marketing e sales, encontram-se entre os mais desejados.
Destaque ainda para o crescimento de novas Fintech na área de meios de pagamento e a entrada de novas financeiras internacionais que estão a abrir operações em Lisboa e Porto. Globalmente, regista-se também neste sector um grande foco na transformação digital, assim como uma orientação cada vez maior ao cliente numa óptica de venda consultiva, com uma oferta de serviços tailor made.
As funções de controlo interno, seja numa lógica de Corporate & Investment Banking como de Retail Banking, continuam a estar numa posição de destaque.
A digitalização e a inovação são também factores importantes que obrigam as empresas a procurar profissionais que ofereçam uma combinação de conhecimentos técnicos na área e uma clara orientação para o mundo digital. Entre as tendências, destaca-se a aposta das empresas do sector no dynamic work, facilitando novos métodos de trabalho, planos de carreira mais adequados, mobilidade interna e outras ferramentas destinadas à retenção de talento.
Como exemplo de tendência salarial, para a função de Corporate Finance a remuneração máxima pode ir até 90 mil euros, e um analista de Risco até 46 mil euros, enquanto um responsável Financeiro pode ter a remuneração máxima de 70 mil euros. A nível global, os perfis qualificados da área da banca registam um aumento de 10 a 15% no seu nível salarial.