Doutor Finanças cria departamento de Business Technology e nomeia director

O Doutor Finanças nomeou Ricardo Lopes para director do departamento de Business Technology, que a empresa acaba de criar.

 

O responsável frequentou o curso de Gestão e Administração Pública, no ISCSP, tendo, mais tarde, optado por estudar programação no Citeforma. Encontra-se, há 11 anos na área de desenvolvimento de software, tendo começado uma pequena software House. Posteriormente, integrou a equipa da Easypay, nomeadamente, para ajudar a desenvolver a plataforma de pagamentos utilizada pelos clientes.

Com uma breve passagem pelo Sapo, na equipa de wallet, decidiu, em 2014, ir para a Alemanha, onde integrou a equipa SellerCenter da Rocket Internet. Esta equipa era responsável por desenvolver o software de marketplace que todas as empresas de e-commerce da Rocket utilizavam.

Posteriormente, este departamento, tornou-se numa empresa independente, onde Ricardo Lopes liderou equipas que trabalharam no SellerCenter, bem como a equipa que fez o agregador de marketplaces (ao nível do país, chamado SellerCenter Express) e a equipa que fez a Search and Recommendation engine (Datajet).

Em 2017, volta a Portugal a convite do CEO da Easypay para se tornar CTO da empresa e ajudar a plataforma a progredir tecnologicamente, saindo do tradicional stack de LAMP para utilizar arquitetura de micro-serviços em cima de kubernetes (entre outras). No final de 2021 integrou a equipa do Doutor Finanças assumindo o desafio de desenvolver o departamento de Business Technology.

O departamento de Business Technology terá, assim, como propósito a implementação de tecnologias em projectos que visam acelerar a resposta do negócio às necessidades do cliente, melhorando processos, produtos e serviços, gerindo ao mesmo tempo integrações com parceiros, serviços ou fornecedores externos.

Ler Mais