DXC Technology: Na vanguarda da transformação digital

A DXC assume como missão ajudar as empresas no desenvolvimento e implementação das suas estratégias digitais. A nível interno, quer ser uma empresa onde as pessoas se sintam felizes.

 

Por Sandra M. Pinto

 

Empresa independente de serviços de tecnologia de nova geração end-to-end, a DXC Technology tem na escassez de recursos humanos qualificados um dos seus principais desafios. Para lhe dar resposta, têm apostado no «reskilling de profissionais, na captação de talentos no mercado e em parcerias com o ensino superior», revela Susana Garcia, directora de Recursos Humanos da empresa. «O nosso crescimento acelerado aumentou o desafio ao nível da captação dos melhores profissionais e da promoção da nossa cultura empresarial distintiva, mas temos a vantagem de ser uma multinacional e ter a capacidade de alocar recursos em todo o mundo a projectos a desenvolver em Portugal.»

Consciente de que é um problema transversal, tendo o País escassez de quadros qualificados em profissões como especialistas em analítica, dados, robótica e automação, programadores ou  arquitectos de cloud, a responsável defende que «tudo o que puder ser feito para mitigar esta situação ajudará no desenvolvimento do sector». Assim, a DXC assume como missão ajudar as empresas na sua transformação digital, de forma a terem melhores resultados operacionais e a prepararem-se o melhor possível para o futuro, «que é indubitavelmente digital».

Susana Garcia confia que a transformação digital das empresas portuguesas vai acelerar em 2020, pois será fundamental para assegurar o futuro. «Verificamos, em todo o mundo, uma tendência para as empresas aumentarem rapidamente a escala dos seus investimentos digitais, apoiados nas novas plataformas de serviços digitais e a implementar uma integração aprofundada dos processos empresariais. As empresas estão finalmente cientes de que aquelas que vão liderar esta nova fase são as que compreendem as oportunidades trazidas pela capacidade de gerir fluxos de informação e dados de mercado.»

E é aí que entra a DXC, que tem como objectivo ajudar as empresas no desenvolvimento e implementação das suas estratégias digitais, contribuindo para uma maior eficiência, eficácia, produtividade e sustentabilidade. Em Portugal, apostar principalmente nas tecnologias de Cloud, Security, Application Transformation, Analytics e RPA – Robotic Process Automation. Pretendem, assim, liderar a transformação digital das grandes empresas portuguesas e, por conseguinte, ser um catalisador da transformação e fortalecimento do tecido económico nacional», faz notar a
responsável de Recursos Humanos.

A estratégia para o nosso país passa por criar valor para os clientes. Em termos sectoriais, além dos sectores financeiros, nomeadamente Banca e Seguros, das Utilities e da Saúde, a empresa está empenhada em levar as vantagens das suas soluções à indústria, nomeadamente nas áreas Automóvel e dos Transportes. «Face aos negócios que já fechámos, vamos aumentar a nossa equipa com 100 profissionais ainda este ano, superando os 600 colaboradores», revela, garantindo que o «foco da gestão da empresa está na valorização das pessoas e na  promoção dos valores e cultura da empresa, promovendo a conciliação entre trabalho e família».

 

Visão holística
Susana Garcia acredita que esta política de promoção de bem-estar dos colaboradores tem também sido importante na captação e manutenção de talento, fundamental para o crescimento sustentado da actividade da empresa. E destaca que, actualmente, a DXC encontra-se entre as melhores em cidadania empresarial e também no investimento que faz nas suas pessoas, sendo consecutivamente distinguida como uma das melhores organizações para se trabalhar nos vários mercados em que actua.

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Março da Human Resources, nas bancas.

Ler Mais