É possível medir o retorno do investimento em formação

«Um amigo disse-me que ia fechar a sua empresa de formação e abrir outra. Quando lhe perguntei porquê, explicou-me que a palavra “formação” dava má reputação ao negócio porque não apresentava resultados.

Hoje tem uma empresa de coaching», conta Ed Holton, professor e investigador na Universidade de Louisiana, que, depois desta conversa com o amigo, decidiu criar a metodologia Learning Transfer System Inventory (LTSI).

Esta metodologia revolucionária permite medir a eficácia da transferência dos ensinamentos obtidos durante a formação para o contexto de trabalho e, assim, avaliar o retorno do investimento.

Ed Holton, que esteve em Portugal a convite do ISCTE, apresenta os dados: em Portugal, em 2009, foram gastos 700 milhões de euros em formação e, destes, apenas 10% a 30% tiveram impacto no desempenho dos trabalhadores. Isto significa que houve um investimento de 500 milhões de euros que se perdeu.

O criador da LTSI adianta que não há uma fórmula mágica para resolver o problema, mas que, se as empresas adoptarem algumas medidas, podem duplicar o retorno que agora se cifra nos 10% a 30%. Em primeiro lugar, – o “coração do problema” segundo Ed Holton – é preciso estabelecer objectivos claros: antes de partir para a formação é necessário saber exactamente que tipo de transformação se quer operar no colaborador, nas suas tarefas e na empresa.

A segunda medida é avaliar a utilidade da informação transmitida: é fundamental analisar se aquele trabalhador vai de facto ter oportunidade de aplicar aquela informação nova no seu contexto de trabalho e adaptar o conteúdo da formação sempre que necessário. Por fim, há que permitir que os colaboradores influenciem o ambiente de trabalho e contagiem as pessoas à sua volta com o conhecimento novo que receberam, incluindo as chefias hierarquicamente acima.

Ed Holton defende que «o que é medido tem importância dentro de uma empresa», por isso urge começar a aplicar a sua ferramenta de LTSI dentro das organizações para medir o retorno do investimento em formação.

Notícias relacionadas:

Entrevista a Teresa Passos: Formar gestores a 100%

Formação nos vários ciclos da carreira

Formação nos vários ciclos da carreira (II)

Formação nos vários ciclos da carreira (III)

Formação nos vários ciclos da carreira (IV)

Formação nos vários ciclos da carreira (V)

Ler Mais