E se lhe pagassem para ir de bicicleta para o trabalho? Nestes países isso já acontece

Na Europa, cada vez mais pessoas estão a trocar os carros e os autocarros pelas bicicletas, pois além dos benefícios para a saúde de para o ambiente, é bastante mais económica considerando os preços dos combustíveis. Em algumas cidades europeias, quem for a pedalar para o trabalho recebe uma compensação, avança o Euronews.

Eis os países que já estão a apostar neste sistema:

Países Baixos

Os neerlandeses percorrem, em média, 2,6 km por dia de bicicleta e o governo incentiva este hábito saudável com um “subsídio de quilometragem”.

Desde 2006, as empresas recompensam os trabalhadores que se deslocam de bicicleta com 0,19 euros por quilómetro, uma despesa que o governo lhes permite deduzir na sua factura fiscal. Um ciclista que percorra 10 quilómetros por dia, cinco dias por semana, pode ganhar cerca de 450 euros por ano com este regime.

Bélgica

A Bélgica oferece um sistema semelhante, com os trabalhadores pendulares a poderem receber 0,24 euros por cada quilómetro pedalado. Segundo o Brussels Times, um em cada cinco colaboradores de pequenas e médias empresas belgas recebeu um subsídio de bicicleta no primeiro semestre de 2022.

França

Os trabalhadores franceses podem receber até 0,25 euros por quilómetro percorrido de bicicleta para o trabalho, até um limite anual de cerca de 200 euros. Os resultados da fase-piloto, em que participaram 18 empresas, revelaram um aumento de 50% no número de ciclistas activos.

Itália

Em Itália, o acesso aos sistemas de transporte de bicicleta para o trabalho depende do local onde se vive, uma vez que os incentivos variam muito consoante a zona ou a província.

Florença por exemplo acaba de introduzir um programa que terá a duração de um ano. Quem deixar o carro e começar a ir de bicicleta para o trabalho receberá 0,20 euros por cada quilómetro percorrido no município, com um limite máximo de 30 euros por mês. Os que já vão de bicicleta para o trabalho receberão 0,15 euros por cada quilómetro.

O município planeia atribuir 100 euros de bónus por mês aos 200 utilizadores que acumulem mais pontos na aplicação. Estes pontos podem ser obtidos através de quilómetros pedalados, bem como da participação em eventos e questionários.

Em Bari, os utilizadores de bicicleta recebem 0,21 euros por cada quilómetro percorrido até ao trabalho (até um limite de 25 euros por mês).

 

Outros países não oferecem créditos por quilómetro, mas sim incentivos para a compra de equipamento como por exemplo o Luxemburgo, Portugal e Reino Unido.

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