E se, numa entrevista de emprego, não souber responder a uma pergunta? Especialista de RH explica o que fazer

As entrevistas de emprego podem ser stressantes, mesmo para os mais preparados. Ainda que tenha escolhido o outift certo, chegue a horas e cause uma excelente primeira impressão, podem suceder imprevistos durante a conversa, como um dos que mais pânico causa: não saber responder à pergunta.

 

Teresa Freeman, profissional com 25 anos de experiência em Recursos Humanos em empresas como Amazon e Deloitte, diz que há três formas simples de recuperar a compostura na entrevista e mostrar todo o seu potencial como profissional.

Repita ou reformule

Primeiro, repita ou reformule a pergunta ao entrevistador para ter a certeza de que compreendeu o que lhe está realmente a ser pedido. «Por vezes não sabe como responder ou pensa que não sabe, porque não ouviu bem a pergunta ou pela forma como foi feita», explica Freeman.

Mencione um tópico relacionado

Se ainda não tem ideia do que a pessoa está a perguntar e não consegue responder directamente à pergunta, pode tentar redireccionar o entrevistador com um pensamento relacionado ou um exemplo da sua experiência.

Mostre vontade de aprender

Por fim, se não tem qualquer experiência relacionada com o que o recrutador está a perguntar, transforme isso numa conversa sobre como é algo que está ansioso por aprender a fazer.

Freeman dá um exemplo: «Se alguém disser: “Fale-me de um episódio em que realizou um processo complexo de análise de dados”, pode dizer: “Infelizmente, ainda não tive essa experiência, mas estou ansioso por demonstrar e fortalecer essas competências, e compreendo que esta é uma parte muito importante do trabalho. Entendo, pela descrição da função, que será feito com frequência, e aprendo rapidamente.»

Enquadrar a sua ansiedade desta forma permite ao entrevistador saber que compreende a descrição da função, mostra curiosidade em saber mais detalhes e aprender, e também que se mantém positivo e entusiasmado relativamente à função.

“Está a ajudar-me, como entrevistador, a compreender: ‘Oh, ela quer este emprego’”, acrescenta Freeman. Se os candidatos manifestarem positividade, energia e interesse, “isso será um grande avanço”.

Ler Mais