Eclipse solar total vai ser visível em alguns países no início de Abril. Saiba se Portugal é um deles e em que dia o fenómeno vai acontecer

Um dos fenómenos astronómicos mais raros de sempre está prestes a acontecer. O próximo dia 8 de Abril será marcado por um eclipse solar total, um fenómeno que acontece quando a Lua, a Terra e o Sol ficam completamente alinhados e os raios solares ficam bloqueados durante alguns minutos, revelou a Nit.

 

De acordo com a publicação, isto significa que o Sol vai desaparecer em pleno dia, durante cerca de quatro minutos e 28 segundos. O fenómeno, contudo, só poderá ser visto no México, Canadá e em certas partes dos Estados Unidos, do Texas ao Maine.

Segundo com a NASA, o eclipse vai começar no Pacífico Sul e atingirá a costa do Pacífíco no México por volta das 11h07 (19h07 em Portugal). Seguirá depois para os EUA, com o Texas a ser o primeiro Estado a mergulhar na escuridão. O fenómeno passará depois por Oklahoma, Arkansas, Missouri, Tennessee, Illinois, Kentucky, Indiana, Ohio, Michigan, Pensilvânia, Nova Iorque, Vermont, New Hampshire e Maine. Só depois chegará ao Canadá.

No resto do mundo, incluindo Portugal, o eclipse será apenas parcial, o que significa que a Lua vai obscurecer a maior parte da face do Sol, mas não completamente.

O fenómeno começa às 19h01 e termina pelas 20h36, e poderá ser visto apenas nos Açores, entre a Ponta dos Turçais e a Ponta do Baixio. Para assistir ao fenómeno na sua totalidade, teremos de esperar até 12 de Agosto de 2026, altura em que será visível no nosso País.