Edenred: A chave para impulsionar o envolvimento e a produtividade
Num mundo empresarial cada vez mais diversificado, a capacidade de uma empresa fomentar o crescimento pessoal e profissional dos seus colaboradores é absolutamente crítica. A formação e educação dos colaboradores, assim como dos seus descendentes, é um investimento estratégico que cruza as fronteiras geracionais e que se reflecte directamente na produtividade e competitividade das organizações. Como?
Cada colaborador é um universo de potencialidades e a educação contínua é a chave para desbloquear esse potencial. Empresas que reconhecem e incentivam a formação contínua cultivam um ambiente de trabalho dinâmico e inovador. Ao proporcionar oportunidades de formação, as empresas não só impulsionam o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus colaboradores, como também promovem a lealdade e a motivação. Isto resulta em maior produtividade e satisfação no trabalho, o que, por sua vez, se traduz em melhores resultados para a empresa e maior atractividade enquanto empregador.
Na era digital, os jovens colaboradores da Geração Z e os Millennials procuram empresas que lhes permitam crescer e evoluir. Estas gerações valorizam a formação contínua e a flexibilidade, aspirando a uma progressão rápida e um desenvolvimento de competências alinhado com as mudanças tecnológicas. Por outro lado, para a Geração X e para os Baby Boomers, a formação assume-se como uma ferramenta para actualização e reconversão profissional, o que lhes permite aprofundar competências e manter a relevância no mercado de trabalho.
Além disso, estender esses benefícios educacionais às famílias dos colaboradores é uma poderosa demonstração de compromisso da empresa com a sociedade e o progresso, naquela que é uma concretização das políticas de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa. Ao apoiar a educação dos filhos dos colaboradores, as empresas contribuem para a formação de futuras gerações, solidificando um investimento a longo prazo na sociedade e no mercado de trabalho.
Como concretizar esta aposta?
Os benefícios extrassalariais são uma solução eficaz para apoiar a educação e formação. Associados a vantagens fiscais, para a empresa e para o colaborador, permitem atribuir uma verba para despesas de educação, formação e infância, aumentando o poder de compra nestas rubricas, enquanto conferem flexibilidade, abrangência e autonomia. Existem soluções 100% digitais, como é o caso do Edenred Creche e do Edenred Estudante, que fazem acrescer a todas as vantagens uma gestão mais cómoda e conveniente, bem como uma menor pegada ecológica, contribuindo para que, de facto, o futuro seja mais próspero para todos.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Formação” publicado na edição de Junho (n.º 162) da Human Resources.
Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.