Edenred: Somar benefícios à matemática da educação
Conscientes de que a época do “regresso às aulas” pesa bastante nos orçamentos familiares, são cada vez mais as empresas investidas em políticas de Benefícios Sociais, na área da Educação, com o intuito de contribuir para a melhoria da saúde financeira de colaboradores e respectivo agregado familiar.
As férias de Verão estão a chegar ao fim e é hora de preparar o “regresso às aulas”. Desde as mochilas aos manuais escolares, passando por estojos, cadernos e lápis de cor, o alvoroço nas papelarias e hipermercados já se começa a sentir. Os mais pequenos estão ansiosos mas, para os pais, este está longe de ser um mês fácil no que respeita ao orçamento familiar. E importa-lhes, primeiro que tudo, proporcionar o melhor no que respeita à educação dos filhos. Mas será esta também uma preocupação das entidades empregadoras?
Em Portugal, a adopção de políticas de Benefícios Sociais por parte das empresas tem vindo a tornar-se cada vez mais comum. Desde os cartões de refeição aos horários flexíveis, é já usual que as entidades recorram a este tipo de solução como forma de reter talentos e motivar os seus colaboradores. No entanto, muitas são, também, as que pretendem diversificar a oferta nesta área e que, por isso, optam por benefícios na área da Educação, por exemplo.
Esta aposta na diversificação reflecte-se, rapidamente, em ganhos ao nível da motivação, da produtividade
e da satisfação dos recursos humanos, que reconhecem e valorizam o investimento da sua empresa na melhoria da qualidade de vida do seu agregado familiar. Nesse sentido, e enquanto especialista no mercado dos Benefícios Sociais, a Edenred actua de forma transversal às mais diversas áreas, e a Educação não é excepção.
Adaptar os formatos à nova era digital
Em formato cartão, e-voucher ou cheque, este tipo de solução visa apoiar os colaboradores nas despesas escolares
dos seus filhos ou educandos. Assim, têm um impacto fulcral na forma como as famílias gerem o seu orçamento, especialmente nesta altura de “regresso às aulas”, mas também na relação entre empresas e colaboradores.
Com uma estratégia assente no acompanhamento da inovação e das passadas largas do mercado rumo ao futuro, e tendo em conta a Era tecnológica em que vivemos, a aposta da Edenred centra-se, cada vez mais, em soluções digitais. Nesse sentido, são o e-voucher (Euroticket Creche) e o cartão (Euroticket Estudante) que se colocam, dia-a-dia, como core do negócio da Edenred Portugal, no que respeita aos Benefícios de Educação.
Soluções para todas as idades
De pequenos a graúdos, a oferta no que respeita a títulos sociais de Educação é muito vasta. Dos zero aos sete anos,
por exemplo, é o vale-infância (Euroticket Creche) que, na Edenred, abre a idade escolar e possibilita às empresas apoiar os colaboradores aquando da inscrição dos seus filhos em creches, lactários, berçários ou jardins de infância.
Com uma larga rede de aceitação no sector público e privado, este benefício conta já com mais de cinco mil estabelecimentos parceiros, dos quais se destacam uma vasta rede de IPSS (Instituições Particulares de Solidarieda- de Social), câmaras municipais, Santas Casas e juntas de freguesia, bem como os principais colégios do País.
Actualmente, este título social está isento de TSU (Taxa Social Única) e beneficia de uma majoração de 40% em
sede de IRC (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas), para empresas. Já para colaboradores, a isenção total de IRS (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares) e TSU destaca-se entre as vantagens e potencia a poupança familiar. No entanto, a educação está presente nas diferentes fases da vida
e, nesse sentido, a Edenred alarga o espectro a todas as idades, através das soluções Euroticket Estudante e Euro- ticket Formação.
Euroticket Estudante: destina-se, assim, ao pagamento de escolas, materiais escolares, centros de cópias e actividades extracurriculares. Conferindo, desta forma, um apoio significativo nas despesas de educação, que representam um valor elevado no orçamento das famílias portuguesas.
Euroticket Formação: destina-se ao próprio colaborador que, nesta altura de “regresso às aulas”, pode aproveitar para investir e apreender novos conhecimentos, utilizando este benefício em centros de formação ou universidades, por exemplo.
Um ano repleto de iniciativas e novidades
2019 é, sem dúvida, um ano rico em iniciativas e projectos e, entre as novidades que a Edenred está a preparar, há que destacar as campanhas especiais de “regresso às aulas” que dão uma ênfase especial, mais uma vez, aos utilizadores de e-voucher e cartão nas soluções de Educação, já que estes formatos são mais versáteis e fáceis de utilizar.
Nesse sentido, e com o intuito de proporcionar o melhor a clientes e utilizadores, bem como acrescentar valor à rede credenciada, a Edenred está, cada vez mais, a estabelecer novas parcerias. Além disso, todos os anos por esta altura, é já comum que a empresa mundial de soluções transaccionais disponibilize descontos em inscrições, material escolar e mensalidades. 2019 não é excepção.
No entanto, as novidades não terminam por aqui e, com a forte aposta da Edenred no digital, a App My Edenred é um best-seller. No que respeita à Educação, os utilizadores de cartão Euroticket Estudante têm a possibilidade de consultar o saldo e movimentos. No entanto, é com o cartão refeição (Euroticket Refeição) que a aplicação se tem destacado.
Com cerca de 500 mil utilizadores, a aplicação e portal My Edenred permitem não só consultar o saldo e movimentos, bloquear cartões (em caso de perda ou extravio), encontrar os restaurantes mais próximos, dentro da rede credenciada Edenred, através do sistema de geolocalização, como também reservar mesa directamente através da aplicação ou website.
Esta última funcionalidade foi um dos lançamentos deste ano, mas há muito mais a caminho, já que inovação e diversificação são palavras de ordem na Edenred Portugal.
Diversificar rumo à inovação
Desenvolver novas soluções e serviços é um objectivo constante, e não só na área dos benefícios sociais (Euroticket Refeição, Euroticket Creche, Euroticket Estudante e Euroticket Formação). Na Edenred, a procura de oportunidades para acrescentar valor ao mercado, simplificar a vida da área de Recursos Humanos das empresas e dar uma respos- ta célere às necessidades identificadas, é contínua.
O Easyfin, por exemplo, é uma solução pioneira em Portugal que veio impulsionar, uma vez mais, a estratégia diferenciadora da Edenred. A nova plataforma de benefícios permite às empresas oferecerem benefícios únicos aos seus colaboradores. Para já, o Crédito Pessoal no Recibo Puzzle, do BNI, é o único benefício disponível no Easyfin, ao qual, brevemente, se irão juntar soluções transversais a áreas como seguros e saúde. Mas não é tudo. Até ao final do ano, estão ainda prometidos novos lançamentos, dos quais se destaca uma nova solução para controlo e gestão das despesas corporativas, à semelhança de outras já disponibilizadas pelo Grupo Edenred em vários mercados europeus, como França, Itália, Bélgica ou Espanha.
As pessoas são a alma das empresas
Se inovação é a base da estratégia, há ainda que referir que, mesmo a nível interno, esta se materializa no dia-a-dia da Edenred. Por isso mesmo, 2019 será ainda palco para várias mudanças na Edenred Portugal, essencialmente no que respeita ao desenvolvimento dos Recursos Humanos. O investimento nas pessoas é uma constante na empresa, por isso, e com o intuito de proporcionar sempre o melhor aos seus colaboradores, a Edenred tem vindo a implementar diversas políticas internas de benefícios (sociais e não só).
No início do ano, foi a implementação de um plano de integração – que inclui um programa de apadrinhamento – que se destacou. Com esta iniciativa, todos os novos colaboradores passaram a contar com um acompanhamento personalizado nos seus primeiros meses na Edenred Portugal.
A nível das instalações, a empresa especialista em Benefícios Sociais também está a preparar uma grande mudança face ao crescimento que tem registado de ano para ano. Embora o espaço tenha sido renovado recentemente, a necessidade de actualizá-lo, aumentá-lo e adaptá-lo às novas gerações é clara para a empresa.
Desta forma, é seguro dizer que os Recursos Humanos estão entre os maiores valores da Edenred e que, ano após ano, o objectivo passa por proporcionar o melhor às pessoas, tanto a nível interno como externo. Este caminho traça-se promovendo as políticas de benefícios sociais e apostando, consequentemente, no desenvolvimento de novas soluções, serviços e produtos. Fazer mais e melhor, todos os dias, é o desafio, e dar resposta às necessidades do mercado é, sem dúvida, o objectivo.
Este artigo foi publicado na edição de Setembro da Human Resources, no Caderno Especial sobre Benefícios Flexíveis.