EDP: Todos juntos rumo a um futuro verde

A EDP vê o compromisso com a sustentabilidade e com a inovação como pilares fundamentais na atracção de talento. Mas não é só. Uma cultura inclusiva, que reflecte os princípios da marca, e a valorização de um trabalho com propósito e impacto real fazem a diferença.

 

Segundo Tiago Pinto, Talent Attraction Leader, a EDP é «uma empresa global de energia que reconhece a importância de um futuro mais verde e este apelo reflecte o nosso papel em endereçar um dos maiores desafios da humanidade: a transição para soluções de energia mais limpas».

Identificando a sustentabilidade como um pilar essencial da identidade da empresa, o mesmo responsável reconhece que a premissa de trabalhar para um futuro mais verde faz a diferença na atracção de talento para a organização. «Ao demonstrarmos o nosso compromisso com a sustentabilidade, através de iniciativas concretas, como o investimento em projectos de energias renováveis, soluções pioneiras de hidrogénio verde ou reforço de tecnologias de eficiência energética, atraímos talentos STEM e outros perfis pela oportunidade de trabalhar em projectos inovadores e com impacto real no mundo», reconhece.

Não obstante, é importante colocar em prática aquilo que dizem e em que acreditam, reforçando a ligação entre o storytelling presente nas campanhas da marca, nas parcerias que estabelecem e no compromisso contínuo com a diversidade e inclusão. «Asseguramos que a nossa cultura reflecte esta preocupação contínua com a sustentabilidade, incluindo a promoção de práticas ecológicas, a realização de iniciativas de impacto social e a promoção de um ambiente onde é possível colaborar em projectos transversais para um futuro mais sustentável», adianta Tiago Pinto.

 

Ambiente diverso e inclusivo
Sendo, actualmente, uma empresa verdadeiramente global, a EDP está presente em cinco regiões do mundo, e é composta por cerca de 13 mil pessoas e mais de 60 nacionalidades diferentes.

Nesse contexto, a energética assume que as várias equipas que fazem parte da sua força de trabalho são caracterizadas por pessoas únicas, graças à sua multiplicidade de experiências e percursos, tornando-se a diversidade um elemento propulsor de soluções criativas, inovadoras e mais conscientes. «Enquanto empresa socialmente responsável, incorporamos os princípios de diversidade, equidade e inclusão em tudo o que fazemos para que todas as pessoas que se interessem pela EDP ou que se juntem a nós tenham um sentimento de pertença reforçado», sublinha o Talent Attraction Leader da EDP.

Assumindo compromissos claros com a igualdade de género, pessoas com deficiência, diferentes gerações e diversidade cultural, Tiago Pinto chama a atenção para o facto de o processo de recrutamento ser inclusivo logo à partida, seguindo-se um trabalho contínuo de comunicação e formação para «assegurar que qualquer pessoa que se junte a nós se sente respeitada e trabalha num local que promove condições equitativas».

Por outro lado, a empresa mantém uma ligação próxima com os antigos colaboradores através de diferentes iniciativas, reconhecendo o seu valor enquanto embaixadores. «Ao promover um sentimento de pertença mesmo após a sua saída, criamos uma relação duradoura que beneficia as duas partes», reflecte o mesmo responsável, acrescentando que «os nossos alumni são uma importante fonte de talentos para futuras oportunidades pelo seu conhecimento, existindo um elevado potencial de recontratação, particularmente em posições estratégicas ou mais difíceis de preencher».

 

A Terra está a chamar
O mote criativo da proposta de valor da EDP enquanto marca empregadora – “Earth is calling you to work with us” (A Terra está a chamar-te para trabalhares connosco) – nasce da conjugação entre a assinatura de marca (“We choose Earth”) e o propósito da empresa (“Our energy and heart drive a better tomorrow”), reforçando, dessa forma, os principais aspectos que caracterizam a EDP: sustentabilidade, inovação e trabalho com propósito.

A EVP global é clara e reflecte os factores mais valorizados pelos candidatos e colaboradores. «Empoderar os colaboradores através de um ambiente trabalho positivo e inovador que promove a colaboração e agilidade na tomada de decisão» é um deles; «respeitar e valorizar cada pessoa, proporcionando um local de trabalho flexível, saudável e inclusivo com um conjunto de benefícios atractivos» é outro dos aspectos referidos, assim como o «proporcionar uma experiência de trabalho com significado, preparando as pessoas para os desafios do futuro, através de diferentes oportunidades de desenvolvimento e mobilidade interna».

Na opinião de Tiago Pinto, um dos maiores desafios consiste em «assegurar consistência nesta proposta que serve de base a todos os nossos esforços de employer branding e trabalharmos em estreita colaboração com as equipas regionais para adaptar as nossas mensagens e iniciativas às suas necessidades específicas».

Quer isto dizer que, embora a mensagem “Earth is calling you to work with us” ressoe globalmente, é necessário complementá-la com diferentes destaques, de acordo com o que é mais valorizado pelos principais perfis que a empresa quer atrair em cada região. «Esta dupla abordagem garante que atraímos talentos diversificados, mantendo uma só identidade», assume o profissional.

Para garantir o alinhamento entre equipas globais e locais, a EDP avalia continuamente a maturidade da marca empregadora em cada região, adaptando as diferentes iniciativas de acordo com as suas necessidades.

 

Sucesso da EVP
Para medir o impacto da sua EVP nas taxas de atracção e retenção de talento, a EDP utiliza diversas estratégias. «O nosso estudo de clima organizacional dá-nos pistas muito relevantes sobre a forma como os nossos colaboradores percepcionam a sua experiência de trabalho e como podemos melhorá-la e potenciá-la, sendo o seu sentimento de orgulho e vontade de permanecer na empresa aspectos-chave desta análise», enaltece Tiago Pinto.

Por outro lado, é preciso acompanhar o volume de participações e candidaturas nas várias iniciativas, bem como o número de saídas, e perceber que tendências se verificam. Outro aspecto fundamental passa por monitorizar métricas de social media e a forma como a marca é percepcionada, dados que permitem retirar insights valiosos sobre a forma como se posicionam.

«A estratégia de employer branding da EDP é única porque combina uma missão clara com uma abordagem centrada nas pessoas. A nossa mensagem global reflecte o nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação, enquanto as nossas campanhas apresentam histórias reais de colaboradores para dar vida a essa mensagem», conclui o Talent Attraction Leader.

Para o futuro, a prioridade é continuarem atentos ao mercado de trabalho, garantindo que têm uma oferta robusta e inovadora de atracção de talento que chegue a diferentes perfis de talento em todo o mundo e que, como a EDP, pretendam impulsionar um amanhã melhor.

 

Este artigo foi publicado na edição de Janeiro (nº. 169) da Human Resources.

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