Egor: A consultoria de RH é já hoje um parceiro
Com quase 40 anos de experiência em consultoria de Recursos Humanos, a Egor está a ajudar as empresas na sua adaptação ao novo contexto do trabalho.
Num mercado em plena mutação, o papel da consultoria é cada vez mais imperativo para que as empresas sejam capazes de evoluir, não apenas no negócio, mas também na gestão das suas pessoas. Atrair e reter são, há muito tempo, prioridades perante a guerra pelo talento, mas nestes novos tempos, é igualmente desafiante criar proximidade com as pessoas mesmo quando elas não estão presentes e fazer a diferença enquanto organização. Elsa Carvalho, Executive Board member do Grupo Egor e head of Consulting Services da Egor Consulting, partilha com a Human Resources a sua visão.
De que forma os serviços de consultoria de RH prestados pela Egor se apresentam como uma mais-valia nestes tempos de transformações no mercado de trabalho?
A consultoria de RH visa dar resposta às prioridades actuais, numa óptica de competitividade e sustentabilidade. As mudanças ocorridas impulsionaram muito o sentido de urgência de novas prioridades:
Trabalho híbrido: muito potenciado pela pandemia, o desenvolvimento e implementação de políticas de trabalho híbrido/ flexíveis introduz complexidade na liderança e organização;
Rotatividade e compromisso: o aumento da rotatividade potencia uma “guerra de talento” já há muito perspectivada, que obriga as empresas a pensarem a sua proposta de valor e as políticas de atracção, retenção e compromisso em temas como o salário emocional, felicidade corporativa e sentido de propósito;
Foco nas actividades de Desenvolvimento & Investigação: sendo que há que criar internamente as condições para que a cultura das empresas potencie essas mesmas actividades, fomentado a participação e as parcerias estratégicas relevantes;
Políticas que suportem a sustentabilidade e boas práticas de governo: sendo questões a serem avaliadas por investidores, sociedade e colaboradores (actuais e potenciais) emergem temas como diversidade, igualdade, inclusão, responsabilidade social e corporativa, programas de saúde e bem-estar.
Todas estas prioridades impõem mudanças, com maior exigência na preparação e capacitação dos líderes, novos modelos culturais e de design organizacional (passando inclusive pelos espaços físicos) e um cuidado no processo de gestão da mudança.
A consultoria de RH é já hoje um parceiro, não só no desenho e implementação das novas políticas emergentes, mas também na capacitação dos líderes e gestão do processo de gestão da mudança.
De forma a fazer face a todas estas mudanças no mercado de trabalho, a Egor reformulou e adaptou a sua oferta adequando as soluções às necessidades, com quatro áreas de intervenção principais: Cultura e Mudança; Engagement e Clima; Performance; Estrutura e Desenho Organizacional.
Oferecemos soluções customizadas e adaptadas a cada realidade. Até porque agora mais do nunca: “one size not fits all”!
Quais são os factores diferenciadores da abordagem da Egor face ao mercado?
As pessoas e a experiência/memória da empresa dos seus quase 40 anos de história a acompanhar as empresas em Portugal.
Criamos muitas relações de parceria, diversificamos soluções e produtos, reforçamos a equipa, trazendo para a Egor experiência e conhecimento do mercado, como as best pratices e tendências.
Adoramos ser desafiados. Não temos apostado nos “pacotes pré-formatados”, mas adoramos fazer “magia”.
Como foi o processo de evoluir estes serviços para uma realidade de trabalho tão diferente daquela que tínhamos há apenas dois anos?
A necessidade é a mãe da invenção: “a person in need will find a way”. Esta é a realidade. Estamos a adaptarmo-nos. O trabalho numa vertente mais flexível, aproveitando a aprendizagem que a pandemia nos trouxe e as oportunidades do desenvolvimento tecnológico, parece trazer inúmeras vantagens para a gestão e para as pessoas. É certo que requer responsabilidade, responsabilização e novas formas de gestão.
Nesta era de adaptação e de “ressignificado”, mais do que nunca, urgem temas de propósito e sustentabilidade onde as pessoas são o centro da equação. Assim, as abordagens são cada vez mais centradas nas pessoas.
De que forma a Egor pode ajudar as empresas suas clientes?
O sucesso faz-se através das pessoas. Esse é o nosso lema. Nas nossas quatro áreas de intervenção principais abordamos os factores críticos e relevantes da actual gestão das pessoas.
Cultura e Mudança: num ambiente empresarial cada vez mais dinâmico, complexo e competitivo afigura-se necessária uma constante procura pela mudança; mudar culturas e mentalidades é urgente e complexo. Temos desde instrumentos de diagnóstico, soluções envolventes e empáticas numa óptica end-to-end.
Engagement e Clima: com o surgimento de novas gerações, novos modelos de flexibilização do trabalho e desenvolvimentos tecnológicos, emergem novas prioridades, necessidades e estilos de liderança, redefinindo o impacto destas nas políticas de RH. Temos abordagens inovadoras e de acordo com as novas tendências na gestão das pessoas.
Performance: como potenciar e desenvolver a performance das pessoas continuando a apresentar resultados? Que modelos de compensação são mais eficazes em função dos contextos? Temos uma abordagem integrada visando pessoas a potenciar resultados.
Estrutura e desenho organizacional: o redesenho da estrutura organizacional, tornando-a mais ágil e focada no cliente, constitui um desafio. Ter igualmente uma política de remuneração eficiente e eficaz de forma a atrair, reter e motivar os colaboradores constitui uma vantagem competitiva. Também na vertente da formação, desenvolvemos programas diferentes e em linha com os desafios que nos têm colocado com as novas tendências. Desenvolvemos quatro clusters de intervenção com soluções customizadas e em função do diagnostico de cada necessidade.
Academia de Liderança UP: estamos em constante mudança e adaptação, o que, por vezes, expõe e vulnerabiliza os líderes, as equipas e o negócio. Promover um desenvolvimento e/ou actualização contínua de competências alinhadas com as necessidades do presente, mas ao mesmo tempo, com foco no futuro, passa a ser a prioridade na estratégia das organizações. Inovamos em Programas como Liderança inter-geracional e gestão de equipas híbridas/remotas.
Welness UP: o bem-estar, físico e emocional, é o “coração” de uma equipa segura, confiante e motivada. Cuidar das pessoas passa a ser o centro e a prioridade da liderança com vista a criar uma empresa mais competitiva e socialmente mais responsável. O foco do programa Wellness UP está na promoção de ambientes de trabalho inclusivos e seguros, no desenvolvimento de hábitos saudáveis e na criação de políticas estratégicas contínuas de prevenção da saúde e bem-estar. Assumimos com as empresas o compromisso da prevenção, inclusão e promoção da saúde e bem-estar dos seus colaboradores.
Grow UP: revisitamos o posicionamento da empresa, a estratégia do negócio e avaliamos o quão preparada a equipa está para os desafios futuros. Nesta reflexão deparamo-nos com a necessidade de alinhar a estratégia, dinamizar a comunicação para criar notoriedade, definir métricas de acompanhamento, avaliação dos resultados e o desenvolvimento de experiências diferenciadoras junto dos clientes. Para acompanhar as tendências do mercado é importante formar e promover uma actualização regular de conhecimentos nas equipas que se quer dinâmica, pró-activa e focada.
Power UP: as competências linguísticas e digitais não consistem apenas em aprender e desenvolver novas habilidades. Pressupõe a aquisição de conhecimentos, valores e atitudes sobre as Tecnologias da Informação e a Comunicação. Uma boa utilização destas competências permite-nos optimizar o tempo e o custo, aumentar o ritmo de acção, criatividade, inovação e melhorar a eficácia e eficiência no trabalho. Por outro lado, promovem a cooperação entre a equipa e uma adaptação mais imediata às mudanças estratégicas do negócio.
Qual o papel de uma consultora como a Egor naquilo que consideram que poderá vir a ser uma empresa no futuro?
Ao actuarmos em parceria com as empresas criamos e desenvolvemos as soluções mais adaptadas. A força da Egor vem das suas pessoas e da “paixão” que elas têm em desenvolverem o seu trabalho e darem o melhor de si para a mudança. No presente e futuro a Egor está com as empresas. E prevejo um futuro mais humano e inspiracional.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Consultoria” publicado na edição de Outubro (n.º 142) da Human Resources.
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