El Corte Inglés: Ser único no universo do todo

Para o El Corte Inglés, a Comunicação Interna é essencial para que todos os colaboradores se sintam uma parte valorizada da organização. E se antes a comunicação era feita através de email e de uma revista, hoje toda a informação e comunicação são veiculadas através de uma plataforma digital, à qual todos têm acesso e da qual todos fazem parte.

 

No âmbito do negócio, uma Comunicação Interna clara, transparente, coerente e transversal é fundamental para a eficácia da comunicação entre a empresa e o colaborador e vice-versa, seja para passar uma simples informação ou para a partilha, transmissão e, ao mesmo tempo, criação da cultura da empresa. De acordo com Mariana de Almeida, «no El Corte Inglés sempre trabalhámos a comunicação interna e procurámos que seja eficaz na transmissão da estratégia empresarial e que esteja alinhada com a liderança, os valores e a missão da empresa».

O facto de a equipa de Comunicação Interna do El Corte Inglés ser composta por elementos da equipa de Comunicação e Relações Institucionais, assim como elementos da equipa de Employer Branding, significa que o trabalho diário é feito com o propósito de aproximar os colegas e de reforçar o sentido de pertença, de melhorar o clima organizacional, de abrir a possibilidade de diálogo e de facilitar a integração de novos colaboradores. Ainda através da Comunicação Interna, é possível que o colaborador agilize determinados processos com o departamento de Recursos Humanos, tornando os procedimentos mais simples e ágeis.

 

Plataforma NEXO
Mas se outrora, a principal ferramenta utilizada nesta comunicação era o email, apoiado por uma revista mensal (Revista Gente), agora, a empresa adoptou «uma forma mais digital, com uma intranet e respectiva App, à qual todos os colaboradores podem aceder de forma prática e instantânea, através de telemóvel ou tablet», explica a responsável de Comunicação Interna do El Corte Inglés. A intranet referida é a plataforma NEXO, o canal oficial de Comunicação Interna da empresa, que conta já com uma adesão de 98% dos colaboradores e uma utilização numa base diária. «Agora, a informação chega a todos os colaboradores de forma rápida, transversal, homogénea e atualizada», observa a mesma profissional.

A Comunicação Interna do El Corte Inglés vai além do “tradicional”, noticiando diariamente os temas centrais, como é o caso de informações normativas, iniciativas internas, formações, acções de voluntariado e resultados, mas também vai mostrando o outro lado dos colaboradores que fazem parte da empresa. «Através de rubricas, vídeo reportagens e emissões radiofónicas, os utilizadores da plataforma NEXO têm a oportunidade de conhecer o lado mais pessoal dos colegas e de partilhar práticas e momentos significativos para as equipas. Este trabalho cria memória e narrativas comuns, que formam o património de cultura da empresa», partilha Mariana de Almeida.

Quer isto dizer que no NEXO, os colaboradores são os verdadeiros protagonistas, que contam as suas histórias profissionais, pessoais, as suas viagens ou os seus hobbies. Maioritariamente, os conteúdos partilhados através da plataforma são escritos e complementados com imagens ou vídeos.

A mensagem é sempre escrita de forma personalizada e a linguagem é próxima dos colaboradores que são sempre tratados por tu. De acordo com a responsável de Comunicação Interna, o NEXO «considera-se parte do colectivo de trabalho, falando sempre na primeira pessoa do plural. A linguagem é, sempre que possível, inclusiva através com vídeos legendados. O trabalho na plataforma central é completado com três elementos: as vídeo reportagens, que mostram um lado mais descontraído do trabalho diário e apresentam os rostos El Corte Inglés sempre com um toque de humor; as emissões de megafonia, emitidas uma vez por semana nas lojas de Lisboa e Gaia, e Supercor, que fazem um resumo das notícias mais importantes da semana; e uma revista anual, que é impressa e distribuída por todos os colaboradores e que reúne os momentos mais marcantes do ano».

O NEXO conta, ainda, com a contribuição de conteúdos das mais variadas áreas da empresa, como Educação, Diversidade e Inclusão, Gestão de Pessoas, Recrutamento e Selecção, Formação, Desenvolvimento, Performance, GRECI e Employer Branding.

 

Desafios ou oportunidades?
Sendo o El Corte Inglés uma marca nascida em Espanha, poderá a Comunicação Interna estar interligada entre os vários países onde a empresa está representada? «A Comunicação Interna é realizada de forma semelhante em Portugal e em Espanha, sendo os respectivos canais adaptados aos colaboradores.

Existem notícias do Grupo que são publicadas em ambas as plataformas, porém, a comunicação diária é personalizada para o país, assim como a língua utilizada. As equipas de Comunicação Interna de Portugal e Espanha reúnem frequentemente para uma uniformização das plataformas e intervenção de melhorias», responde Mariana de Almeida.

Podendo ser visto como um desafio ou uma oportunidade, o facto de existirem profissões muito diversas no El Corte Inglés, pode contribuir para a diversidade de conteúdos na plataforma NEXO. Tal acontece ainda mais quando é notório que a Comunicação Interna não só comunica os temas corporativos, de interesse geral para todos os colaboradores, como dá a conhecer os colaboradores e os diferentes departamentos. As várias rubricas são sempre protagonizadas por colegas de diferentes áreas, o que enriquece a informação publicada. «Hoje, podemos estar a ler uma notícia sobre a entrega dos emblemas a quem completa 15 anos na empresa, pelas mãos do director-geral, Enrique Hidalgo, e, amanhã, lermos a história da Andreia Tavares, a colega da secção de Peixaria, que conheceu o seu marido no El Corte Inglés, ou ainda estarmos a participar num passatempo ou a conhecer os benefícios exclusivos para os colaboradores», exemplifica a profissional.

Além das rubricas mais pessoais e emocionais que acabam por aproximar os colegas, a Comunicação Interna do El Corte Inglés desenvolve, em conjunto com a equipa de Employer Branding, diversas iniciativas que contribuem para o sentimento de pertença e a humanização. São exemplos dessas acções os workshops sobre temas relevantes, como finanças ou saúde mental, o Clube de Leitura interno, e as iniciativas de team building, como voluntariado, que unem colegas dos mais diversos departamentos em torno da prática de boas acções.

A empresa tem, ainda, um grupo organizado de colaboradores, que se dedica a encontrar formas recreativas para juntar os colaboradores, seja através do desporto ou de outras actividades, sendo que a área Comunicação Interna trabalha também em proximidade com este grupo interno. «O perfil das direcções é também muito próximo das equipas, o que permite conteúdos que promovem estas interacções. Todos os directores já participarem na rubrica “De férias com”, em que respondem a um inquérito de férias, e também já realizámos passatempos cujo prémio foi um pequeno-almoço com a directora de Pessoas, entre outros », admite.

 

Foco na confiança e na transparência
Do lado dos colaboradores, a exigência de transparência e respeito são critérios essenciais para continuarem a confiar na empresa. Transparência porque, se uma notícia for veiculada através da plataforma NEXO, todos os colaboradores sabem que é uma informação verdadeira e oficial. O respeito é na medida em que a organização considera que os colaboradores devem ser os primeiros a saber o que se passa na empresa onde trabalham. «Acreditamos que saber, pelas notícias ou por terceiros, algo que se passa na nossa empresa pode desiludir o colaborador, pelo que, sempre que possível, os nossos colaboradores são os primeiros a saber alguma decisão ou mudança importante que diga respeito à sua empresa », defende Mariana de Almeida.

A transparência passa igualmente pela facilidade com que os colaboradores podem entrar em contacto com a equipa de Comunicação Interna do El Corte Inglés, seja para dar sugestões ou tentar resolver outras questões. Os mais de 3500 colaboradores têm canais de comunicação directa através de um email específico do NEXO e uma Caixa de Comentários, e existe ainda o GRECI – Grupo Recreativo do El Corte Inglés, que une uma série de colaboradores de diversas áreas e cujo contacto directo com a equipa de Comunicação Interna também contribui para a recolha de feedback.

«São vários os exemplos de sugestões dadas por colegas que já foram implementadas no NEXO. Fazemos ainda, quando necessário, questionários para auscultar o que pensam e o que pretendem os colaboradores desta área», complementa. Os resultados desses questionários são, depois, medidos através de uma plataforma de Analytics, e, semanalmente, é feito um ranking das notícias mais lidas. Bimestralmente, é feito um relatório que analisa o número de sessões e conteúdos mais vistos e, anualmente, sai um novo relatório que inclui, além destes dados, uma análise das várias funcionalidades da plataforma e da sua utilização.

Os objectivos para 2024 passam por «manter a transparência na comunicação e continuar a entregar a informação fundamental para a vida profissional dos colaboradores, de forma rápida, eficiente, homogénea e actualizada. Tal como até agora, a Comunicação Interna tenderá a acompanhar a transformação digital do mercado de trabalho e a trabalhar sempre no sentido de corresponder às expectativas dos colaboradores», conclui Mariana de Almeida.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Comunicação Interna” publicado na edição de Março (n.º 159) da Human Resources.

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