Em 2020 vão ser estas as profissões mais procuradas
Início do ano é altura de divulgação de tendências. E as tendências para o mercado de trabalho são das que mais interesse desperta. A Michael Page identificou os sectores que mais vão contratar este ano e, mais concretamente, as 30 funções que vão ser tendência (há duas na área RH). E revelou também que salário médio poderá esperar quem conseguir emprego nessas áreas.
A consultora de recrutamento especializado explica que, neste momento, a procura prende-se maioritariamente com a «contratação de executivos com domínio de competências sociais, polivalentes e focados no cliente ou na experiência do consumidor». Sectores como tecnologias de informação, vendas e shared services centres (SCC) são os que mais estão a contratar e apostar na melhoria e aumento dos seus recursos humanos.
- Tax & Legal
No sector de Tax & Legal, as funções com maior procura serão as de Advogado Associado nas áreas de Corporate e M&A, Imobiliário, Público, Concorrência, Bancário e Financeiro e Fiscal. Numa Sociedade de média/grande dimensão, um Advogado recém agregado poderá auferir um rendimento bruto anual a partir de € 24.000, acrescido de remuneração variável. Os requisitos essenciais são a licenciatura numa Universidade de prestígio, estágio da Ordem dos Advogados concluído, experiência nas áreas acima referidas, fluência em Inglês e orientação para o cliente/negócio.
- Customer Service
No sector de costumer service os cargos mais procurados são de contact center manager e costumer experience manager.
- Contact Center Manager: a gestão de equipas e a análise de KPI’s são algumas tarefas que fazem este trabalho apresentar um salário a partir de 35 mil euros anuais. Para se candidatar basta ter uma licenciatura em áreas similares e uma experiência comprovada de cinco a oito anos, sendo primordial ter fluência em inglês e capacidade de desenvolvimento de equipas e de negócio.
- Customer Experience Manager: com um vencimento que começa nos 35 mil euros anuais, esta função privilegia uma licenciatura em áreas relevantes, experiência de três a cinco anos no sector, fluência em inglês e outros idiomas (preferencialmente), visão estratégica de negócio e capacidade de desenvolvimento de equipas e de negócio – dado a sua necessidade de construção de mapas sobre a jornada e experiência do cliente com a marca.
- Sales
Em sales a maior procura recai em trabalhos de export manager, store manager e key account manager.
- Export Manager: Definir e implementar estratégias comerciais no mercado de exportação pode valer um salário a partir dos 40 mil euros anuais. Para concorrer a esta vaga irá precisar de formação académica em áreas de economia, gestão ou áreas como engenharia; é importante ter experiência prévia em funções de internacionalização, preferencialmente em áreas de negócio similares ou canais de venda próximos
- Store Manager: ter orientação para liderar equipas e vendas, experiência prévia, uma formação superior e disponibilidade de horários por turnos são os requisitos para se candidatar a um cargo que lhe pode oferecer uma remuneração bruta anual entre 12.600 euros e 21 mil euros anuais.
- Key Account Manager: Com salários a partir dos 32 mil euros anuais, a profissão de key account manager requer uma formação académica em áreas como economia, gestão ou engenharia. Além disso, é importante que o candidato já tenha experiência consolidada na gestão de grandes clientes, capacidade negocial e de estabelecer relações a longo prazo.
- Insurance
Nesta área, analista de risco crédito e solvência II são os trabalhos mais oportunidades.
- Analista de Risco Crédito: um analista de risco pode receber valores que começam nos 30 mil euros anuais sendo que, para se candidatar a esta oportunidade, terá de ter trabalhado anteriormente em contabilidade, tal como análise de risco e/ou estatística. Não obstante, é também necessário apresentar uma mente analítica, fortes competências de resolução de problemas e experiência em entender o desempenho e funcionamento das empresas.
- Solvência II – técnico ou analista: com um vencimento também a partir dos 30 mil euros anuais, esta função requer uma licenciatura em matemática, economia e/ou gestão, experiência no sector segurador (preferencialmente na área atuarial), conhecimentos de solvência II, bons conhecimentos de Microsoft Office e de programas como Tagetik e Prophet.
- Information Technology
Em information techonology as áreas com maior procura são cyber security engineer, outsystems developer e consultor SAP.
- Cyber Security Engineer e Outsystems Developer: o trabalho de cyber security engineer e o de outsystems developer têm um ordenado base de 28 mil euros anuais. Os interessados em investir neste sector irão precisar de ter uma formação superior em engenharia informática e experiência prévia em projectos internacionais será valorizada.
- Consultor SAP: apontando apenas a necessidade de ter um curso superior, esta é uma função que pode apresentar um salário a partir dos 25 mil euros anuais.
- Finanças
Na área de finanças as funções de account payable accountant, contabilista e controller de gestão/business analyst são as mais procuradas.
- Accounts Payable Accountant: requisitando formação em contabilidade ou gestão, experiência em funções similares e em ambientes SSC e fluência em inglês, este trabalho pode apresentar um vencimento anual de 17.500 euros.
- Contabilista Certificado: com salário base de 28 mil euros anuais, para assumir este cargo precisa de um curso superior em contabilidade ou gestão, estar inscrito na Ordem dos Contabilistas Certificados, apresentar experiência em funções de responsabilidade e assegurar a normalidade da informação contabilística e fiscal repostada pelas empresas sob a sua responsabilidade.
- Controller de Gestão / Business Analyst: para esta função irá necessitar de ter capacidade de planeamento e assertividade na definição e cumprimento de objectivos; competências de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipa; e uma forte capacidade analítica orientada às variáveis de gestão. O ordenado desta posição pode estar estre os 25.200 euros e os 42 mil euros anuais.
- Recursos Humanos
No sector de recursos humanos os cargos mais procurados serão: people development specialist e HR analyst / HR operations.
- People Development Specialist: para esta função pede-se apenas que o candidato tenha uma personalidade proactiva, com espírito de iniciativa e de equipa. Um especialista de desenvolvimento de recursos humanos poderá contar com um vencimento anual entre os 28 mil e os 35 mil euros.
- HR Analyst / HR Operations: este trabalho, além do conhecimento de processos de RH e sistemas de TI, requer uma forte capacidade analítica e de conhecimentos a nível de processamento salarial e políticas retributivas. O salário pode variar entre os 21 mil e os 35 mil euros anuais.
- Marketing
Na área do marketing as funções que estarão mais em voga serão marketing & communication manager, account manager e head of e-commerce.
- Marketing & Communication Manager: este é um cargo com uma remuneração bruta anual de 50 mil euros. Os interessados em candidatar-se a estas funções têm de ter em conta que se procuram pessoas com experiêncial profissional superior a cinco anos na área do marketing, gestão e liderança de equipas, gestão diária com agências, conhecimentos de ferramentas de gestão de projectos, analytics e gestão de conteúdos, além de elevados conhecimentos de Marketing Digital (de métricas digitais de forma a definir e controlar KPI’s nas diferentes plataformas), fluência em inglês e disponibilidade para viajar.
- Account Manager (foco em áreas verticais específicas – público, energia, retail, financial services, indústria): para esta área a licenciatura em gestão de empresas, engenharia ou similar é essencial, bem como, experiência de quatro anos no setor, com carteira de clientes associada, conhecimentos em TI, com preferência em soluções, e bons conhecimentos de inglês. Quem se candidatar a esta função irá trabalhar por objetivos, tendo autonomia para realizar prospeção e angariação de novos clientes e poderá contar com um vencimento anual de 45 mil euros.
- Head of E-Commerce: para redefinir a estratégia digital de uma marca e receber 55 mil euros anualmente deverá ter uma licenciatura em gestão, marketing ou numa área similar. O perfil de um head of e-commerce terá de ser estratégico, comunicador e simultaneamente operacional, que conjugue experiência em geração de conteúdos, criação e optimização de campanhas multi-canal, apresentando ainda um background digital, experiência na criação e desenvolvimento de equipas.
- Logística
Neste sector os cargos de director de logística e responsável de compras são os mais procurados.
- Director de Logística: com uma remuneração bruta anual entre os 45 e os 60 mil euros, para se poder candidatar a uma função semelhante terá de apresentar uma formação superior em engenharia, logística ou gestão, além de pelo menos dois anos de experiência nesta área.
- Responsável de Compras: para este trabalho é preciso ter uma licenciatura ou mestrado em gestão, engenharia, logística, economia ou equivalente; sendo obrigatório ter exercido nestas funções o mínimo de três anos e ter um bom domínio da língua inglesa, tal como de ferramentas informáticas. Desta profissão pode esperar um ordenado entre os 40 e os 55 mil euros anuais.
- Healthcare
A função de technical sales specialist será aquela com mais vagas na área de healthcare. Este é um trabalho que requer uma licenciatura na área das ciências da vida e uma experiência professional commercial nas áreas de dispositvos medicos ou diagnóstico (laboratório), podendo apresentar um vencimento anual bruto de 42 mil euros.
- Secretarial & Management Support
Nesta área as funções mais procuradas são de secretária jurídica, officer manager e recepcionista.
- Secretária Jurídica: o cargo de secretária jurídica pode apresentar um vencimento a partir de 16 800 euros (que contempla remuneração bruta anual, subsídio de alimentação e benefícios em vigor) sendo que, para se candidatar, é importante ter uma licenciatura em áreas como secretariado, assessoria ou línguas e literaturas, experiência de três a cinco anos em funções similares e boa fluência em inglês.
- Office Manager: esta é uma profissão onde o ordenado pode começar nos 21 mil euros anuais e que, devido à implementação de novas empresas em Portugal, aumentou a sua procura. Os requisitos para poder concorrer a esta função passam por ter uma licenciatura em áreas como secretariado, assessoria, gestão ou comunicação; experiência entre três a cinco anos em funções semelhantes e de abertura de family offices; e fluência na língua inglesa.
- Recepcionista: com experiência de um a três anos nesta função, uma licenciatura em áreas relacionadas à profissão, fluência em inglês, perfil dinâmico, sentido de responsabilidade, empatia e boas capacidades de comunicação, neste trabalho pode conseguir um salário a partir de 14 mil euros anuais.