
Emprego em Hotelaria cresceu quase 10% entre Maio e Agosto. São estas as funções mais procuradas
Entre Maio e Agosto, o sector da hotelaria em Portugal registou um aumento de cerca de 9% no número de trabalhadores temporários face ao mesmo período de 2024, de acordo com a Eurofirms. Agosto destacou-se como o mês mais forte, evidenciando a importância do trabalho temporário para responder ao pico da procura turística.
Para além do crescimento homólogo no volume de contratações, os perfis mais procurados mantiveram-se estáveis e concentrados em funções críticas: empregados de mesa, recepcionistas, cozinheiros e empregados de limpeza.
Este reforço do trabalho temporário integra-se num contexto de descida da taxa de desemprego em Portugal, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). No segundo trimestre de 2024, o valor situava-se em 6,1% e em 2025 desceu para 5,9%, menos 0,2 pontos percentuais, o que corresponde a uma redução de cerca de 3% face ao período homólogo. A análise da Eurofirms sublinha que esta diminuição se traduz em menos candidatos disponíveis no mercado, aumentando a pressão sobre o recrutamento.
«O Verão de 2025 demonstrou uma evolução clara face a 2024. O crescimento homólogo e a estabilidade dos perfis mais procurados confirmam que a hotelaria enfrenta um desafio estrutural de talento. Não se trata apenas de responder à época alta, mas de garantir recursos para todo o ano. Antecipar necessidades e diversificar estratégias de recrutamento será determinante até final de 2025 e já em 2026», sublinha Anne-Sophie Nunes, CIS leader (Corporate Internal Services) da Eurofirms.