Empresa chinesa fez uma experiência com o trabalho híbrido e os resultados foram tão surpreendentes que mudaram radicalmente de opinião

Após a política de regresso ao escritório da Amazon, mais multinacionais seguiram o exemplo, referindo a importância das ligações pessoais. Porém, uma empresa chinesa levou a cabo uma experiência com o trabalho híbrido e os resultados foram tão impressionantes que os gestores intermédios mudaram radicalmente de opinião sobre o trabalho a partir de casa, conta a Harvard Business Review. 

 

A empresa em causa é a Trip.com, uma empresa de viagens online com 40 mil colaboradores, que atribuiu aleatoriamente aos colaboradores um horário de trabalho de três ou cinco dias. Os resultados poderão dar provas concretas sobre os benefícios do trabalho híbrido quando se trata de reduzir o turnover e aumentar os lucros.

Aproximadamente 1600 colaboradores de marketing, finanças, contabilidade e engenharia sediados na China voluntariaram-se para o estudo e foram divididos em dois grupos, dependendo de os seus aniversários ocorrerem em datas pares ou ímpares. Um grupo – o grupo de controlo – foi ao escritório cinco dias por semana, durante seis meses. O outro grupo – o grupo de tratamento – ia ao consultório apenas às segundas, terças e quintas-feiras à mesma hora. A empresa concebeu o horário de trabalho híbrido desta forma para incentivar a colaboração.

Analisando os dados da experiência de seis meses e das avaliações de desempenho subsequentes para os dois anos seguintes, verificou-se que os dois grupos não mostraram diferenças na produtividade, avaliação de desempenho ou promoção.

Antes da experiência, os gestores previam que o trabalho híbrido iria reduzir a produtividade em 2,6%. Após o teste de seis meses, verificou-se que a produtividade aumentou em 1%. O grupo híbrido registou uma maior taxa de satisfação e um desgaste 35% inferior. A diminuição nas taxas de despedimento foi maior para as colaboradoras. O mesmo se verificou no caso dos não gestores e aqueles com deslocações superiores a 1,5 horas.

De acordo com a Society of Human Resource Management, cada despedimento custa às empresas pelo menos 50% do salário anual dos colaboradores, o que para a Trip.com significaria 30 mil dólares por cada um.

Nesta experiência, os colaboradores gostaram tanto do modelo híbrido que as suas taxas de saída caíram mais de um terço e pouparam milhões de dólares por ano à Trip.com.

Lições de gestão

Três factores-chave contribuíram para o sucesso do trabalho híbrido na Trip.com.

Em primeiro lugar, a Trip.com tem um sistema de gestão de desempenho rigoroso a cada seis meses para ajudar os colaboradores a corrigir o rumo em tempo real. Os gestores não ficam a pairar sobre os colaboradores nas suas secretárias para verificar o seu progresso ou dar feedback ad hoc uma vez por ano.

Os dados de desempenho dos colaboradores, bem como o feedback dos colegas de trabalho, clientes, subordinados directos e chefias, são sintetizados numa avaliação detalhada e multidimensional numa escala de cinco pontos. O sistema permite reconhecer e recompensar eficazmente os melhores desempenhos, enquanto identifica os piores, que são depois colocados em planos de melhoria de desempenho. Além disso, a remuneração e as promoções estão directamente ligadas a essa avaliação.

Em segundo lugar, na abordagem da Trip.com ao trabalho híbrido, os colaboradores têm um horário claro e coordenado de quando a equipa estará junta no escritório. A empresa permite que todos os colaboradores trabalhem a partir de casa às quartas e sextas-feiras. Outras empresas podem optar por definir os seus dias de trabalho ao nível da equipa ou da empresa, mas a clareza do cronograma é fundamental para políticas híbridas bem-sucedidas.

Por fim, o CEO da Trip.com e demais grupo de executivos apoiam uma política híbrida. Como é sabido, ter a adesão da liderança é fundamental para apoiar uma estratégia bem-sucedida.

«No Grupo Trip.com, dedicamo-nos a libertar todo o potencial dos colaboradores. O nosso modelo de trabalho híbrido, melhorado ao longo de uma década de inovação e experimentação, foi concebido para apoiar a excelência pessoal e profissional. Continuamos empenhados em promover um ambiente onde todos possam prosperar», disse Jane Sun, CEO da empresa-mãe.

O valor do teste

Uma outra lição que os gestores podem retirar deste estudo é o valor dos testes A/B organizacionais.

A Trip.com já tem tradição neste modelo e, em 2010 por exemplo, realizaram experiências de trabalho remoto para colaboradores de call centers. O estudo actual envolveu um grupo mais diversificado e, com resultados positivos, a liderança levou o híbrido a toda a empresa.

Para evitar tirar conclusões precipitadas sobre a produtividade do modelo de trabalho híbrido, a Trip.com baseou a sua tomada de decisão em dados. Estes mostraram que os colaboradores híbridos trabalhavam cerca de 1,5 horas menos por dia em casa, sugerindo superficialmente que estes colaboradores trabalhavam menos. Mas, ao examinarem os dados com atenção, descobriram que os colaboradores híbridos dedicam mais horas nos dias de escritório e aos fins-de-semana para compensar.

Os colaboradores partilharam que consideram os dias em casa úteis para actividades importantes, como consultas médicas, levar os filhos à escola ou viagens, ou actividades de lazer. Como estes trabalhadores estavam bem motivados por avaliações rigorosas de desempenho, compensaram isso com mais horas de trabalho nos dias de expediente e aos fins-de-semana.

A Trip.com também está a realizar mais experiências para recolher dados sobre outros aspectos relacionados com o trabalho híbrido, como ajustar o número de dias no escritório para encontrar o equilíbrio ideal. Os benefícios de trabalhadores mais felizes e de melhor retenção tornam tudo mais atractivo.

Os resultados mostraram que, sob uma política de trabalho híbrido, a Trip.com conseguiu gerar lucro, reduzindo o desgaste dispendioso, sem qualquer impacto no desempenho, na inovação ou na produtividade.

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