Empresas com dificuldades em gerir dispositivos móveis
O relatório da Check Point revela que os desafios relacionados com a segurança da informação nos novos dispositivos estão a afectar significativamente as empresas.
Setenta e nove por cento das empresas já sofreu problemas de segurança relacionados com mobilidade de informação durante 2012, com custos substanciais para as organizações, segundo o estudo “O Impacto dos Dispositivos Móveis na Segurança da Informação” divulgado pela Check Point Software Technologies, empresa de software de segurança na Internet.
Segundo o relatório, fruto de um inquérito realizado a 800 profissionais do sector de Tecnologias de Informação dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha e Japão, 42% das empresas revelou que os custos relacionados com estas quebras de segurança foi de mais de 100.000 dólares, sendo que em 16% das organizações estes ultrapassaram os 500.000 dólares.
As novas tendências de utilização de dispositivos móveis nas empresas, explica a CheckPoint, são um motivo de preocupação em termos de segurança da informação, já que os dados e a informação empresarial sensível são passíveis de serem transportados facilmente, filtrados ou perdidos.
«Ao mesmo tempo», prossegue o estudo, «a tendência BYOD (Bring Your Own Device) [traga o seu próprio dispositivo, numa tradução literal] aumenta substancialmente o número de incidentes de segurança de elevado custo para as organizações», com informação sensível a ser «cada vez mais armazenada em dispositivos móveis pessoais», dizem. Cinquenta e três por cento das empresas revela mesmo que existe informação confidencial dos seus clientes em dispositivos móveis, acrescenta o estudo.