Encontro sobre Empreendedorismo e Valorização Pessoal
A crescente atitude positiva dos Europeus face ao empreendedorismo é uma das principais conclusões do Relatório de Empreendedorismo Europeu de 2011, promovido pela Amway junto de mais de 13.500 pessoas, em 12 países da União Europeia.
As conclusões do Relatório de Empreendedorismo Europeu de 2011 foram apresentadas pela Amway na conferência “Empreendedorismo e Valorização Pessoal – O Espírito Empreendedor e a Superação das Crises”, no auditório CGD, do Instituto Superior de Economia e Gestão.
A Amway, empresa mundial de venda directa, realiza o Relatório de Empreendedorismo Europeu 2011 pelo segundo ano consecutivo, focando essencialmente os prós e os contras da criação do próprio emprego. “Temos vindo a observar um crescente interesse e potencial para o Empreendedorismo em toda a Europa… Em média, mais de 1/3 dos participantes afirmam veemente que se imaginam a criar o seu próprio negócio”, afirma Monica Milone, Amway Corporate Affairs Manager Europe, acrescentando: “Esta atitude positiva é evidente sobretudo junto dos mais novos, entre os 14 e os 29 anos de idade, visto que 80% destes inquiridos mostraram esta tendência para o empreendedorismo”.
72% da totalidade dos inquiridos mostraram uma atitude positiva relativamente à criação do seu próprio emprego. No entanto, esta vontade em empreender é vencida pelo receio de não se ter sucesso, principalmente pela falta de conhecimentos de âmbito económico e pela falta de aptidões. A carência de iniciativas ligadas ao empreendedorismo e a falta de apoio de entidades públicas são os principais requisitos das pessoas que participarem no relatório anual da Amway.
Para os participantes deste estudo europeu, o dinheiro não é uma das principais razões apontadas para se arriscar na criação do próprio emprego. Um dos factores mais importantes é o facto das pessoas se poderem tornar independentes de uma entidade empregadora, a possibilidade de concretizarem as suas próprias ideias, a realização pessoal e a conciliação da vida familiar com a carreira profissional.