“Engagement” no futuro

Por Vera Norte, Co-Founder & Managing Partner do Comunicatorium

Cada vez mais temos a consciência que o mundo do recrutamento está a mudar porque as gerações mudam as necessidades mudam  os sonhos mudam.
Cativar envolver e consequentemente reter tem hoje formas novas e os desafios são muitos. Não mudou só a atitude e as necessidades dos colaboradores mais novos como estão a mudar também a forma como comunicamos. Muitos destes colaboradores fizeram o seu onboarding na empresa remotamente e esta forma de trabalhar está claramente a ficar.
Todos os métodos e formas que temos de envolvimento de criar relacionamento estão focadas num processo presencial  em que todos os sentidos estão presentes e acredito que por isso teremos  sempre mais dificuldade em fazê-lo remotamente.
No entanto a digitalização e a virtualização da comunicação entre as pessoas está a acontecer e continuará a acontecer. Temos todos amigos, professores, coachs, colegas, virtuais.
Como criar o “engagement”? Como incentivar team work e passar uma cultura empresarial, como passar valores e incentivar práticas  e atitudes sem estabelecer uma conexão presencial?
Muitos desafios se apresentam hoje às empresas e as respostas ainda não são muitas.
Acredito que novas tecnologias novas plataformas de comunicação e interatividade virtual vão facilitar estes processos de comunicação como a utilização de hologramas ou a utilização de mecanismos mais lúdicos e interativos de aprendizagem que possam no on-line substituir a diversidade de um contacto humano, de um sorriso.
Todo este processo está já a refletir-se no ensino (não tanto nos conteúdos programáticos) mas no pedido generalizado de todos as escolas de que os alunos desde muito cedo usem os meios digitais, computadores, tablet, motores de busca, apps, redes sociais.
Resistir ou adaptar? O sucesso sabemos que está na nossa capacidade de nos adaptarmos, de “não ficar para trás”. As empresas que consigam tornar-se  apetecíveis, verdadeiros oásis onde as pessoas  se sintam bem, integradas e onde o seu propósito é claro e alinhado, vão ser as empresas de sucesso no futuro. Não porque reagiram mas porque souberam surfar a onda do desenvolvimento e essa onda é claramente a da transformação digital.
Até lá há que ter uma mente aberta e desafiante, há que testar novas formas de comunicar novas formas de criar “engagement”.