Ensino superior privado cresceu quase o triplo do ensino público na última década

Nos últimos dez anos, o sector social, particular e cooperativo afirmou-se como o principal motor de expansão do ensino superior. Com uma taxa de crescimento anual de 61,4% em dez anos, o sector cresceu quase o triplo do ensino superior público neste período, registando uma média anual de inscritos de 73 499.

O subsistema do ensino politécnico foi o grande motor desta expansão, com um crescimento superior a 107% (face aos 35,3% no público), o ensino universitário privado cresceu na ordem dos 45,6% (o que compara com 18,6% no estatal).

Estes são alguns dos dados disponibilizados no portal do Observatório do Ensino Superior Privado (OESP), lançado no próximo dia 20 de Janeiro, pela APESP – a Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado.

Os dados mostram também que apesar de o sector público continuar a concentrar um número maior de estudantes, é o dinamismo do privado que representa 20,3% do sistema e que justifica este crescimento.

«Através de informação atualizada e aprofundada, o Observatório afirma-se como uma fonte robusta e credível de dados e análise, orientada para o planeamento estratégico, a avaliação das políticas públicas e o reforço do debate qualificado», refere o presidente da APESP, António Almeida Dias.

O Observatório está a desenvolver estudos em áreas como as práticas de ação social nas IES privadas, contributo do sector privado para a capacidade instalada de formação de professores, a empregabilidade dos seus diplomados.

Através do seu site, é possível aceder a vários indicadores que permitem conhecer melhor a distribuição territorial das instituições, as principais áreas de estudo ou o perfil dos professores. Por exemplo, é possível perceber como tem evoluído a qualificação do corpo docente: o sector privado ultrapassou pela primeira vez a taxa de professores doutorados no público, «o que demonstra uma mudança estrutural na distribuição da qualificação do corpo docente do ensino superior», refere o Observatório.

Ler Mais