Entre os melhores destinos europeus para viajar este ano, dois são portugueses
A ilha de Porto Santo na Madeira e a ilha do Faial nos Açores estão entre os melhores destinos europeus para viajar este ano, de acordo com um estudo da associação European Best Destinations (EBD), divulgado pelo site vousair.
Varsóvia foi o destino turístico mais votado com um número recorde de 142 mil votos. A organização sublinha que o vencedor do ranking de 2023 é uma «cidade bonita, acolhedora, verde e de mente aberta, perfeita para uma viagem em família, cultural, de compras ou romântica». A capital polaca é o destino preferido dos viajantes americanos, irlandeses, austríacos, ingleses e australianos, afirma o EBD.
A segundo posição é ocupada por Atenas, que se destaca pela sua gastronomia, arte e cultura. A capital grega está, pela segunda vez, entre os três principais destinos preferidos dos viajantes e é também galardoada entre os melhores destinos de arte de rua da Europa.
O pódio é completado por Maribor (Eslovénia), valorizada pela sua natureza envolvente e pelos numerosos eventos culturais e desportivos. Após o Brexit, Londres regressa ao top 10 dos destinos preferidos dos viajantes.
Os melhores destinos da Europa segundo o EBD são:
- Varsóvia, Polónia
- Atenas, Grécia
- Maribor, Eslovénia
- Viena, Áustria
- Cittadella, Itália
- Essen, Alemanha
- Veszprém, Hungria
- Londres, Inglaterra
- Grenoble, França
- Mannheim, Alemanha
- Porto Santo, Portugal
- Toledo, Espanha
- Faial, Portugal
- Rhodes, Grécia
- Copenhaga, Dinamarca
- Tossa de Mar, Espanha
- Ascona-Locarno, Suíça
- Milos, Grécia
- Praga, República Checa
- Sóller, Espanha
O estudo foi realizado com base nos votos de mais de meio milhão de viajantes de 178 países. Uma infografia da Statista, plataforma online alemã especializada em recolha e visualização de dados, mostra os 12 destinos mais votados para uma viagem cultural, romântica, urbana e de compras.