Entrevista a Susana Rosa, A Padaria Portuguesa: Uma cultura de empatia e cuidado

Ao fim de 14 anos de existência, A Padaria Portuguesa apresentou um plano de expansão, que passa por abrir mais 40 lojas e contratar mais 600 pessoas. Mas sem perder de vista o que os distingue: a cultura de empatia e cuidado, que valoriza a proximidade. Quem o garante é Susana Rosa, que lidera a Gestão de Pessoas.

 

Por Ana Leonor Martins | Fotos Nuno Carrancho

 

É directora de Recursos Humanos n’A Padaria Portuguesa desde Maio de 2023, é com orgulho que Susana Rosa fala do plano de expansão previsto para os próximos quatro anos. Confia que, apesar do contexto desafiador, é o momento certo para crescer, e garante que isso reflecte a profunda confiança que têm nas suas pessoas. Para o demonstrar, vão disponibilizar novos benefícios, que acrescem à aposta na formação e na criação de oportunidades de desenvolvimento. Destacando ainda da proposta de valor serem uma marca com um propósito claro, a responsável faz notar que querem atrair quem procure mais do que um emprego.

 

No ano em que celebra 14 anos de existência, A Padaria Portuguesa definiu um plano de expansão para os próximos três anos. Qual o investimento que foi feito e porquê esta aposta, nesta altura?
Este plano de expansão resulta de uma análise estratégica do mercado e das oportunidades de crescimento identificadas. É uma aposta ambiciosa, mas profundamente consciente, com um investimento significativo para reforçar a nossa posição no mercado e levar o conceito d’A Padaria Portuguesa a novos locais, numa altura em que sentimos uma maior confiança dos consumidores e uma retoma no mercado.

Apesar do contexto económico desafiador, acreditamos que este é o momento certo para crescer, porque há uma vontade dos consumidores por marcas locais que combinam autenticidade, proximidade e qualidade. A nossa aposta na expansão reflecte confiança no mercado, mas, sobretudo, nas pessoas – tanto nos nossos colaboradores como nos clientes, que continuam a escolher-nos diariamente.

Acreditamos que é o momento certo para avançar com o nosso plano de expansão, porque estamos mais bem preparados, temos uma base sólida de valores e uma equipa dedicada, que nos permite crescer. Nesta fase, e ao fim de 14 anos de história, apostar no crescimento é, acima de tudo, um compromisso: com as pessoas, com a comunidade envolvente e com o crescimento sustentável da marca.

 

Em que consiste esse plano, exactamente?
O nosso plano de expansão é multifacetado: passa pela abertura de novas lojas – 40, até 2028 –, por um investimento em inovação – tanto ao nível de produtos como de processos –, e pela modernização de infra-estruturas existentes, tornando-as mais sustentáveis e eficientes.

Para além disso, estamos focados na melhoria das condições de trabalho das nossas equipas, apostando na sua formação e desenvolvimento, bem como na digitalização de processos e na melhoria contínua da experiência dos clientes e colaboradores. Queremos que este processo de expansão seja um reflexo de quem somos: uma empresa que valoriza a proximidade com as comunidades e a excelência em tudo o que faz.

 

Até 2028, pretendem também criar 600 novos postos de trabalho. É um número ambicioso…
É de facto um desafio ambicioso, porque estamos num mercado onde a procura por talento é maior do que a oferta e uma fase de quase pleno emprego, mas confio que os nossos valores e cultura nos ajudam a atrair os perfis certos. Mais do que preencher vagas, procuramos pessoas que partilhem a nossa paixão pelo serviço ao cliente e pela excelência no trabalho.

Para além de continuarmos a apostar no recrutamento local, pretendemos implementar iniciativas mais direccionadas para públicos específicos, como jovens em início de carreira ou pessoas que procuram reintegrar-se no mercado de trabalho. Pretendemos implementar iniciativas inclusivas, criando condições para atrair grupos menos representados no mercado de trabalho, como por exemplo os seniores, através de um programa de recrutamento específico para candidatos com mais de 55 anos. Iremos também dar continuidade à estratégia de recrutamento de jovens adultos com necessidades específicas, ou pessoas em reconversão profissional e que procuram um novo desafio profissional.

 

Actuam num mercado extremamente concorrencial. Quais acredita serem os vossos melhores argumentos de recrutamento?
O foco é construir uma marca empregadora sólida, que reflicta os nossos valores e cultura, e por isso acredito que o nosso maior argumento de atracção é a experiência real que oferecemos, a aposta no desenvolvimento contínuo e um ambiente onde as pessoas se sentem respeitadas e motivadas.

A nossa proposta de valor diferencia- se pelo foco genuíno nas pessoas. Somos uma marca com um propósito claro: criar experiências únicas para os nossos clientes, enquanto cuidamos das nossas pessoas. Acreditamos que um ambiente de trabalho positivo, onde cada colaborador sente que é respeitado, ouvido e valorizado, é fundamental quando estamos a atrair candidatos que procuram mais do que um emprego.

Além disso, oferecemos formação contínua desde o primeiro dia, através da nossa Academia de Formação, garantindo que cada colaborador tem as ferramentas necessárias para crescer e evoluir profissionalmente. Ao longo da nossa história, temos vindo a desenvolver uma cultura de progressão interna: há inúmeros exemplos de pessoas que começaram connosco em funções operacionais e hoje lideram equipas, lojas ou direcções.

Promovemos também a estabilidade e a flexibilidade, algo que é cada vez mais valorizado no sector, e temos uma cultura que valoriza a proximidade. Posso afirmar que somos uma equipa onde cada voz conta. A autenticidade da nossa marca, o impacto positivo que procuramos ter nas comunidades e o compromisso com o bem-estar das nossas pessoas são factores que nos distinguem num mercado tão competitivo.

 

Vão implementar um conjunto de benefícios para melhorar as condições de trabalho dos colaboradores. Como, em concreto?
Em 2024, introduzimos uma série de iniciativas que respondem directamente às necessidades dos nossos colaboradores. Entre os benefícios, destacam-se a atribuição de um seguro de saúde, que irá abranger cerca de 60% da nossa força de trabalho, a partir de Janeiro de 2025. Reforçámos o investimento financeiro na nossa área de responsabilidade interna, através do programa Dar a Mão, que oferece ajuda a quem enfrenta situações complicadas, como problemas familiares ou de saúde. Apostamos também em regimes de trabalho híbridos e em horários mais flexíveis, para promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Investimos em vários programas de formação e desenvolvimento para os nossos colaboradores.

Para além disso, criámos iniciativas específicas para celebrar momentos importantes do ciclo de vida do colaborador, como por exemplo, assinalar o nascimento de um filho ou celebrar datas especiais. Estamos também a melhorar as condições de trabalho nas nossas lojas e nas áreas de produção, porque queremos torná-las mais confortáveis e eficientes. Estes benefícios são mais do que políticas, são um reflexo do cuidado que queremos oferecer às nossas pessoas.

 

Leia a entrevista na íntegra na edição de Dezembro (nº. 168) da Human Resources.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

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