EPIS lança concurso para investigação no combate ao insucesso escolar

A EPIS – Empresários Pela Inclusão Social lança a fase de candidaturas do concurso para projectos de investigação científica na área do combate ao insucesso escolar.

Esta iniciativa, no âmbito da “Agenda EPIS de investigação”, visa contribuir para um melhor conhecimento sobre as políticas e as intervenções das instituições públicas e privadas na área da Educação em Portugal.

As candidaturas estão abertas até dia 2 de Outubro e podem ser realizadas por consórcios que envolvam instituições de ensino superior, de investigação ou outras com capacidade equivalente. A Associação EPIS investirá 120 mil euros em projectos que podem ter uma duração máxima de 30 meses.
Os projectos devem focar-se exclusivamente na promoção do sucesso escolar das crianças e jovens entre os 6 e 18 anos (no 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e Secundário), de modo a atingirem, com êxito, pelo menos os 12 anos de escolaridade.

As propostas devem incidir na inovação e na melhoria de acções e programas, de carácter preventivo, interventivo e de apoio aos principais actores e responsáveis nas escolas, na família e nas comunidades em que estas se inserem.

Dentro desta área de estudo, as candidaturas devem seleccionar apenas um dos quatro temas detalhados no regulamento de candidatura, disponível em www.epis.pt:

1) Aumentar o sucesso escolar pela redução da indisciplina e da violência nas escolas e na sala de aula;
2) Combater o insucesso, o abandono escolar precoce, persistentes nas bolsas de exclusão social por pobreza e/ou não integração social;
3) Melhorar os processos de trabalho dos professores com as suas turmas e alunos;
4) Motivar e envolver os alunos na sala de aula do século XXI.

Com esta iniciativa, a EPIS pretende identificar novos desafios que sejam razão de insucesso escolar em Portugal e que não tenham ainda sido objecto de estudo ou de trabalho no terreno por parte da comunidade científica.

Ler Mais