Ericsson promove empowerment das mulheres nas TIC

No âmbito da iniciativa Girls in ICT 2017, a Ericsson abre as portas das suas instalações aos filhos e filhas dos seus colaboradores, reforçando a sua dinamização na criação de pontes entre o meio familiar e profissional.

 

Criado pela União Internacional de Telecomunicações em 2010, o Dia Internacional das Jovens Mulheres nas Tecnologias de Informação e Comunicação – Girls in ICT – é celebrado em todo o mundo através de um conjunto de acções dirigidas aos interesses e oportunidades das jovens mulheres no domínio das TIC.

A Ericsson tem dado prioridade crescente no incentivo às mulheres considerarem uma carreira nas TIC e demonstrado as potencialidades do sector tecnológico, promovendo assim a igualdade de género no sector. Como parte do seu programa de Diversidade e Inclusão, a Ericsson estabeleceu já o objectivo de, em 2020, as mulheres constituírem cerca de 30% da sua força de trabalho global.

A participação da Ericsson em acções no âmbito do tema Girls in ICT, para além valorizar o papel da mulher no desenvolvimento da sua visão da Sociedade em Rede, promove a partilha de testemunhos e de experiências no mundo tecnológico. À semelhança dos anos anteriores, esta aposta repete-se e renova a parceria entre a Ericsson e o Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos. A Ericsson desafiou uma escola da sua localidade a receber a sua equipa.

A presença das colaboradoras Chiara Bedini e Rute Diniz, duas mulheres de sucesso da área das TIC, conquistadas pelo desejo de trabalhar neste sector, vão, tal como em anos anteriores, representar a Ericsson e partilhar com as jovens estudantes as suas experiências e os desafios no dia-a-dia trabalhar com as tecnologias.

Ainda no âmbito Girls in ICT 2017, a Ericsson recebe, nas suas instalações os filhos e filhas dos seus colaboradores, reforçando a sua dinamização na criação de pontes entre o meio familiar e profissional. Na Ericsson, os mais novos vão ter oportunidade de fazer uma visita guiada à Ericsson e dessa forma terem um contacto privilegiado com actividades que despertam o interesse e podem incentivar a uma aposta futura numa carreira neste sector. Entre as atracções, destaque para interacção com exemplos da Internet das Coisas (IoT), permitindo a conexão entre máquinas e a possibilidade de comandar máquinas remotamente a máquinas, e a visualização de kits de arduíno e de um drone.

A Ericsson lançou também uma competição “Ericsson Innovation Awards: Girls Who Innovate” em redor do tema: “The future of food”. Esta competição é dirigida a raparigas entre os 9 e os 18 anos sendo incentivadas a submeter as suas ideias no website da Ericsson para o efeito, sobre as quais um júri composto por colaboradores da empresa votará na melhor ideia.

A Ericsson lança também, através da sua já conhecida divisão Ericsson ConsumerLab, um novo estudo sobre a correlação entre empowerment e acesso e compromisso com o sector ICT, numa versão dedicada às Mulheres, ao Dia Internacional da Mulher e focada num segmento jovem.

Para Rute Diniz, gestora de Recursos Humanos da Ericsson em Portugal, «é cada vez mais importante incentivar e instruir as mulheres, principalmente as mais jovens ou em início de carreira, não só para as potencialidades do sector da tecnologia e de carreiras de topo, como também para uma maior igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Para a Ericsson este é um compromisso prioritário e uma aposta para o futuro. E este é um sector em claro crescimento onde as oportunidades de trabalho estão em exponencial crescimento».

Esta iniciativa, no âmbito da comemoração do Girls in ICT 2017, representa o compromisso da Ericsson para que a nova geração de mulheres se inspire pelo mundo da tecnologia, criando um ambiente global que as encoraje a considerar carreiras nas Tecnologias de Informação e Comunicação e, eventualmente, na Ericsson.

Ler Mais