Especialistas alertam que há uma categoria profissional especialmente vulnerável a ver o emprego “roubado” pela IA. Confira se é a sua

No mercado de trabalho actual, paira o medo de que a inteligência artificial roube os empregos, e há uma categoria profissional se mostra especialmente vulnerável, a dos freelancers, revelou a Fast Company.

Os freelancers, por definição, não têm segurança no emprego, o que os torna altamente vulneráveis às mudanças no mercado de trabalho. Os avanços na IA são a mais recente mudança nesse cenário.

Dados de estudos recentes sugerem que muitos dos empregos que antes eram um terreno fértil para o trabalho de freelancers são também os mais susceptíveis à substituição por inteligência artificial.

Com a diminuição dos serviços prestados por freelancers, muitos trabalhadores de freelancers vão ser obrigados a adaptar-se.

Num estudo de Novembro de 2023, os investigadores Ozge Demirci, Jonas Hannane e Xinrong Zhu examinaram plataformas populares de freelancers ao longo de nove meses após o lançamento do ChatGPT.

Nesse período acompanharam o número de oportunidades de trabalho em áreas que foram altamente afectadas pela IA generativa. O resultado foi uma redução de 21% no número de vagas para funções freelance relacionadas a redacção e codificação.

Embora as funções de redacção e codificação tenham sido as funções de freelancer mais afectadas, não foram as únicas. Por exemplo, houve uma redução de 17% nas contratações relacionadas à criação de imagens.

O estudo fica limitado devido à sua perspectiva de curto prazo. Ainda assim, os investigadores descobriram que a tendência de substituição de freelancers só aumentou com o tempo. Depois de dividir os nove meses de análise em segmentos de três meses, cada segmento registou mais declínios no número de vagas para trabalhos de freelancer em relação ao anterior.

Ler Mais