Especialistas internacionais debatem criatividade em Portugal
Dentro de uma semana, a cidade do Porto será palco do “Portugal Criativo”, evento anual promovido pela ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas.
De 21 a 23 de Junho, a Invicta será o ponto de convergência de agentes nacionais e internacionais do sector criativo. Cerca de 20 oradores debatem o tema “Lugares Criativos”, convidando a pensar o presente e o futuro das cidades criativas e promovendo, em paralelo, a criatividade como força impulsionadora do desenvolvimento social e económico dos territórios.
A 21 e 22 de Junho, o Coliseu do Porto acolhe quatro conferências que debatem o tema a partir de diferentes ópticas – “Das ideias aos bons negócios”, “Pessoas com ideias”, “Território e Criatividade” e “O audiovisual além-fronteiras”. E porque em 2012 Guimarães é Capital Europeia da Cultura, o terceiro dia (23 de Junho) reserva uma visita a alguns pontos criativos chave da cidade berço.
Dar a conhecer os cruzamentos entre economia, criatividade, cultura, políticas públicas e sociedade é o objectivo do evento. Para tal, leva a debate pessoas tão diferentes como Branca Cuvier, jovem portuguesa designer de jóias alternativas, que já criou para Lady Gaga, ou Frederico Lucas, que dá a conhecer a iniciativa “Novos Povoadores”, um projecto de repovoamento de territórios rurais com famílias empreendedoras. Augusto Mateus, presidente da sociedade de consultores Augusto Mateus & Associados e autor do estudo “O Sector Cultural e Criativo em Portugal” – apresentado em 2010 e realizado a pedido do Ministério da Cultura – é outros oradores presentes.
Estará igualmente em destaque a internacionalização. O evento dá a conhecer exemplos de outros países e de como foi possível criar estruturas para o desenvolvimento do sector audiovisual, enquanto ferramenta essencial para posicionar um lugar criativo no mapa e as pessoas que nele actuam. Neste âmbito, Mar Varela Lafuente, gestora do Cluster Audiovisual da Galiza, apresenta este projecto como um caso de sucesso que pode servir de inspiração para a região Norte de Portugal. Sally Joynson, responsável da Screen Yorkshire, agência regional sedeada em Leeds, no Reino Unido, desmonta o case study que é o Centro de Criação Audiovisual de East Midlands, mundialmente reconhecido pelo sector.
O “ Portugal Criativo” insere-se no projecto “Lugares Criativos” e é co-financiado pelo ON2 – O Novo Norte e QREN, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
O quê: “Lugares Criativos
Quando: 21 a 23 Junho
Onde: Coliseu do Porto, Porto e Guimarães
Mais informações: www.addict.pt