Está a fazer muitas horas extra? É mesmo inevitável? Experimente seguir este conselho

Por vezes, há picos de trabalho e torna-se difícil realizar todas as tarefas de trabalho durante o horário normal. Ainda que não seja considerado sinal de maior eficácia, muito pelo contrário, trabalhar horas extra, em determinadas situações, é inevitável.

Contudo, quando deixa de ser a excepção para se tornar a regra, pode ter consequências graves na saúde, tanto física como mental, do colaborador e, consequentemente, na sua avaliação de performance.

O Ekonomista partilha dicas para evitar trabalhar horas extra.

Conheça a cultura da empresa

Se estiver numa situação de decidir entre duas ou mais propostas de emprego, considere a cultura de trabalho privilegiada pelas entidades em questão. Uma empresa que valoriza o trabalho extra poderá não ser a melhor escolha. Tente saber junto dos potenciais empregadores se consideram que trabalhar horas extra é uma demonstração de dedicação.

Se a resposta for afirmativa, averigue que medidas existem para que promover um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal e para que as horas extra possam ser produtivas.

Planeie a semana de trabalho

Uma das razões que leva a trabalhar horas extra é a falta de planeamento antecipado do trabalho. Tente organizar a sua semana às primeiras horas de segunda-feira ou na sexta-feira à tarde por exemplo.

Assim, é possível distribuir o trabalho de uma forma eficaz ao longo da semana, evitando ter de trabalhar fora do horário normal e, ao mesmo tempo, previnem-se alguns problemas que possam acontecer ao longo do projecto.

Identificar a parte do dia em que se é mais produtivo e investir maior esforço nesse horário também é uma grande ajuda.

Ler Mais