Está a investir em IA (ou quer) mas não sabe como medir o retorno? Veja aqui

As organizações têm dúvidas sobre o investimento em IA e para os colaboradores a IA é um desafio. Um estudo revela que um terço dos projectos de IA está prestes a ser abandonado até ao final de 2025 devido aos custos. O que fazer? Como medir o ROI? A SAP Concur partilha quatro estratégias.

 

Segundo um estudo desenvolvido pela Gartner, quase um terço dos projectos de inteligência artificial (IA) será abandonado até ao final de 2025 porque o custo excede o valor.

Vale a pena as organizações investirem em Inteligência Artificial (IA)? Para responder a esta questão, nota-se uma tendência crescente de muitos CE0 recorrerem aos seus CFO para obterem métricas e dados precisos do valor de potenciais investimentos em IA. No entanto, é difícil resolver um puzzle sem todas as peças, ou seja, muitos directores financeiros das empresas enfrentam o imenso desafio que é medir o ROI (retorno do investimento) da implementação da IA.

Estratégias para apoiar a definição do ROI

O recurso à IA nos locais de trabalho ainda está a dar os primeiros passos, o que significa que existem poucos modelos estabelecidos para uma implementação bem-sucedida. Embora isto torne a IA muito mais entusiasmante, também coloca desafios aos CFO para definir e medir o ROI devido às características únicas destes projectos – desde a dinâmica incerta do mercado às taxas de adopção e aos elevados custos de computação.

Assim, o que podem os responsáveis financeiros fazer para ajudar as suas organizações a gerar valor com a IA e a navegar na incerteza? Eis quatro sugestões:

  1. Ser um decatleta olímpico em matéria de normas

Para obter retornos bem-sucedidos dos investimentos em IA, as organizações devem manter padrões muito elevados em várias disciplinas – tal como os decatletas olímpicos. De acordo com a consultora Deloitte, as empresas  de alto nível já implementam práticas-chave em áreas como a gestão de dados, o acompanhamento de resultados e a segurança, privacidade e governação.

Para assegurar um bom ROI dos investimentos em Inteligência Artificial existem três aspectos fundamentais: a gestão de dados garante a disponibilidade de informações de alta qualidade para os modelos de IA; o acompanhamento dos resultados permite que as organizações avaliem regularmente o desempenho e criem estratégias que se possam adaptar. Por último, a implementação de medidas sólidas de segurança, governação e privacidade ajuda a proteger os dados e a manter padrões éticos.

  1. Garantir as primeiras vitórias – e desenvolver a análise

O potencial da IA para produzir um impacto empresarial é exponencial, pelo que pode ser um caminho fácil concentrar-se no panorama geral sem perceber os pormenores do processo.

Concentrar-se nas primeiras vitórias é uma forma de criar provas no início de um percurso de IA e pode ser utilizado para convencer as partes interessadas a considerar investimentos futuros. Também é importante basear-se na análise e nos resultados desde o início. Começa com a rápida implementação de experiências bem-sucedidas de forma mais alargada para demonstrar o valor e justificar se é necessário mais investimento.

Em segundo lugar, trata-se de reconhecer que o cálculo do ROI da IA – actualmente – é mais uma arte do que uma ciência. Isso significa que os CFO devem equilibrar a sua perspectiva de sucesso e a relação custos/ benefícios de âmbito estratégico e não financeiro.

Por último, trata-se de compreender que o investimento a longo prazo em análises de dados, tecnologias, talento e processos empresariais valerá o custo – mas apenas se a análise for feita numa fase inicial.

  1. Compreender o que significa a medição para si

Nem todas as ferramentas de IA trazem benefícios iguais para todas as organizações. E nem todas as medições do ROI da IA são iguais para todos os sectores de actividade. Em alguns casos esta medição de ROI pode não aparecer nos cálculos tradicionais ou se incluída nos indicadores-chave de desempenho (KPI), o que torna a medição dos projectos de IA complexa para quem trabalha em finanças.

Além dos principais KPI financeiros, os cálculos de ROI devem levar em conta métricas adicionais, como, por exemplo, melhoria na qualidade, inovação, e conformidade para medir o sucesso da IA. Em última análise, os projectos de IA são uma maratona – não um sprint. Na realidade e, de acordo com a IDC, as organizações demoram, em média, 14 meses a obter o ROI dos investimentos em IA após a implementação.

  1. Apreciar a natureza humana da definição do ROI da IA

Se a sua organização está a lutar para definir o ROI dos seus projectos de IA – ou mesmo implementá-los – não está sozinho. Mais de metade – 52% das organizações afirmam que a falta de trabalhadores qualificados é o desafio que enfrentaram ou esperam enfrentar na implementação da tecnologia de IA.  Esta situação deve-se ao facto de as implementações de IA exigirem investimento tanto na própria tecnologia como no recrutamento e formação dos colaboradores.

A utilização de tecnologias emergentes é um elemento atractivo para os novos profissionais que estão ansiosos por utilizar as ferramentas mais recentes para ampliar o seu impacto e as suas oportunidades de carreira. De facto, o Institute of Management Accountants afirma que as empresas correm o risco de perder a batalha pelos jovens talentos financeiros se ignorarem a IA. Em geral, o objectivo é que as organizações criem impactos positivos, aumentem a eficiência e preencham as lacunas de talento – não substituam os humanos pela IA.

 

A colaboração é a chave para o sucesso da IA

Em vez de olhar para os benefícios de apenas um projecto de cada vez ou através da lente das métricas tradicionais de ROI, uma abordagem mais ampla do portefólio pode ajudar a ter em conta os factores humanos – como o benefício de atrair talentos e ampliar as competências dos colaboradores. Trabalhar em estreita colaboração com outros departamentos é fundamental para tornar isto possível.

O  relatório SAP Concur CFO Insights indica que  53% dos líderes financeiros concordam que precisam de trabalhar em conjunto com os chefes de TI sobre IA, enquanto 49% dizem que devem colaborar na estratégia de transformação digital e 24% na cibersegurança.

Actualmente, as organizações têm muitas opções quando se trata de implementar projectos de IA e uma das grandes hesitações é se devem construir modelos de IA ou adquirir no mercado. Desenvolver o seu próprio software proporciona às empresas uma tecnologia exclusiva, mas requer muito empenho e planeamento para atingir o objectivo. A compra, por outro lado, traz mais certezas e resultados mais rápidos.

A parceria com especialistas para compreender a equação do ROI pode ajudá-lo a calcular a melhor combinação para a sua organização – onde quer que se encontre na viagem da IA.

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