Está a perder os seus melhores colaboradores? O problema pode não ser o dinheiro
Com a satisfação dos colaboradores a cair a pique, as empresas esforçam-se para manter os seus talentos motivados e comprometidos, avança a Fast Company.
Um estudo da Gallup mostra que 51% dos colaboradores estão activamente à procura de outro trabalho. Embora a principal razão para esta tendência seja previsível — salários mais altos e melhores benefícios — há outra razão que vale a pena explorar: falta de desenvolvimento e de oportunidades de carreira.
Esta tendência realça a necessidade de as organizações implementarem estratégias que inspirem os seus colaboradores a permanecer, e uma forma de o fazer é enfatizando a mobilidade multifuncional, o que permite às empresas de todos os sectores e dimensões cultivar perfis de liderança completos, reter e motivar o talento interno e desbloquear o crescimento e a inovação.
Identificar os colaboradores interessados
As organizações devem criar um processo para identificar proactivamente os colaboradores interessados em oportunidades multifuncionais, seja através de planeamento anual de sucessão ou da criação de planos de desenvolvimento pessoal.
Perceber se um colaborador está interessado em explorar diferentes funções dentro da organização capacita-o para sair da sua zona de conforto, sabendo que tem o apoio da empresa.
Promover a experiência prática
Embora ler sobre uma função forneça insights, não há substituto para a experiência pessoal adquirida ao colocar-se no lugar de colegas de outros departamentos. Os programas de acompanhamento são uma excelente forma de incentivar os colaboradores a tentar fazer algo que, de outra forma, ignorariam.
Oferecer mentoria para o crescimento e desenvolvimento
Estudos indicam que 90% dos colaboradores com mentores reportam maior satisfação no trabalho. A mentoria é crucial para ajudar os colaboradores a sentirem-se apoiados, compreendidos e valorizados. As empresas podem apoiar a mobilidade multifuncional facilitando programas de mentoria onde os colegas podem aprender com líderes experientes com percursos de carreira semelhantes.
Com confiança na sua posição actual e exposição a outras funções de trabalho que possam explorar, os colaboradores sentem-se apoiados para aprender novas competências, permitindo-lhes descobrir as áreas de trabalho que os motivam e impulsionam. Isto não só promove o crescimento pessoal, como também fortalece a organização ao alinhar a paixão dos colaboradores com os objectivos do negócio.
Ao construir internamente e desenvolver líderes com uma vasta gama de competências, as organizações ficam mais bem equipadas para enfrentar os desafios do seu trabalho e têm maior probabilidade de reter o talento ao oferecer planos de carreira diversificados e multifacetados.