Está à procura de emprego? Esta é a competência mais valorizada actualmente. Se não a tem, desenvolva-a

De acordo com um novo relatório do LinkedIn, esta é considerada a “principal competência do momento”. Aneesh Raman, especialista na força de trabalho, explica ao Business Insider como desenvolvê-la para que qualquer profissional esteja preparado para o mundo do trabalho no futuro próximo.

 

Qualquer profissional à procura de emprego (ou a pensar mudar) deve estar preparado para se ajustar à novas tecnologias, pois nas descrições de vagas algumas empresas já fazem referência ao ChatGPT e outras ferramentas generativas de Inteligência Artificial (IA).

Por isso Aneesh Raman, especialista na força de trabalho no LinkedIn, afirma que a adaptabilidade é fundamental neste momento de plena ascensão da IA.

«Estamos num momento em que a economia está a começar a redefinir quais as competências mais valorizadas com base nas capacidades de IA e o que isso significa para as capacidades humanas e as necessidades das pessoas no trabalho», disse Aneesh Raman ao Business Insider.

«Ser adaptável agora ou ser capaz de se ajustar a essa mudança é fundamental. E diria que, para mim, o mais importante sobre o que é adaptabilidade é ser um “aprende-tudo”.»

De acordo com um novo relatório do LinkedIn, a adaptabilidade é considerada a “principal competência do momento”. A plataforma comparou a procura por competências de Maio a Outubro de 2023 com o mesmo período do ano anterior, para determinar estas conclusões.

«Adaptabilidade é observar o que está a mudar no trabalho e ver onde estão as oportunidades – para si e para a sua carreira, mas também para a organização na qual trabalha. E isso começa com a capacidade de focar no valor que aporta», alerta a especialista.

Esta competência também ganha importância, perante número de empregos impactados pela IA. «Hoje, mais da metade dos utilizadores do LinkedIn ocupam empregos que podem ser afectados ou ampliados pela IA», revela o relatório.

Também para aqueles que presenciaram despedimentos nas empresas à medida que os fluxos de trabalho foram mudando, a adaptabilidade é relevante, nomeadamente se tiverem de mudar de departamento ou função dentro da empresa.

Alguns profissionais e candidatos a emprego tiveram de se adaptar às equipas híbridas ou às políticas de regresso ao escritório e implicações na rotina diária e no desempenho profissional esperado.

 

Pergunte o que a IA pode fazer

Como ter a certeza de que é uma pessoa adaptável no meio da IA e outras mudanças no local de trabalho? Aneesh Raman aconselha olhar para as tarefas diárias de trabalho e categorizá-las de três maneiras: aquelas que a IA provavelmente fará, aquelas que pode realizar com ajuda da IA e aquelas nas quais a IA realmente não pode ajudar porque precisam de ser feitas por um humano.

«Comece por avaliar se o seu trabalho é mais pesado em certas áreas e leve noutras. Converse com o seu gestor e diga que gostaria de ter oportunidades que considera boas para a organização que o ajudarão a construir essas competências», explica Raman.

O relatório também destacou a classificação do LinkedIn das 10 competências mais procuradas, com base no que os empregadores procuravam em 2023, em oposição à mudança de 2022 para 2023, que foi usada para calcular a competência do momento. A comunicação foi classificada como a competência mais procurada. O atendimento ao cliente ficou em 2.º lugar, o trabalho em equipa ficou em 7.º e a solução de problemas em 9.º.

«A principal conclusão é que a comunicação, e não a codificação, é a competência número um em todos os empregos. Isso é importante para as pessoas entenderem, porque é sinal de que estamos a entrar num período em que as competências pessoais serão fundamentais para o sucesso dos profissionais, e a colaboração entre pessoas será fundamental para o sucesso das empresas», conclui a especialista.

 

Construa a sua adaptabilidade

Tal como as skills de comunicação, os profissionais também podem trabalhar a sua adaptabilidade. Uma forma de o fazer, segundo um guia de carreira da Indeed, é não ter medo de fazer perguntas e de receber conselhos dos colegas sobre como fazer algo. O guia também realça que pode aprender com outras pessoas no local de trabalho com a forma como encaram as mudanças que surgem.

Independentemente de estar ou não à procura de emprego, ser adaptável será sempre importante.

«Dada a quantidade de mudanças que estão a ocorrer, se um profissional puder trabalhar esta competência, aprender diariamente e começar a desenvolver as suas soft skills, poderá ter grandes oportunidades na próxima década», garante Raman.

Ler Mais