Está à procura de emprego? Segundo os TikTokers deve retirar esta informação do seu cv… já
Se está à procura de emprego, um pequeno detalhe no seu currículo pode estar a prejudicá-lo, avança o Insider.
Enquanto alguns TikTokers ensinam a Geração Z a adaptar-se ao mundo corporativo, outros dão conselhos sobre como conseguir um emprego. Um conselho que tem estado a ganhar força recentemente é excluir do cv o ano de conclusão dos estudos.
A conta TikTok “The School of Hard Knocks” (@theschoolofhardknocks), que partilha dicas de literacia financeira e conselhos de carreira, partilhou uma entrevista com uma especialista de vendas na qual lhe perguntava “se pudesses, que conselho darias à tua versão mais jovem?” e a resposta foi: «Retira o ano da graduação do teu currículo. A razão é simples. Muitas vezes, os salários são calculados com base no tempo que tens de ‘mundo real’.»
Porém, se os recém-licenciados excluírem do currículo a data de conclusão do curso, os recrutadores poderão avaliá-los pelas suas competências e experiência anterior e isso pode significar serem considerados para funções inadequadas.
Outros tiktokers juntaram-se à conversa e deixaram os seus próprios conselhos.
Jerry Lee (@jerryjhlee), da empresa de coaching de carreira Wongsulting, concordou e recomendou aos candidatos excluírem não só o ano de graduação, mas também colocarem a secção da formação académica depois da experiência profissional.
«Adicionar o ano da conclusão do curso só o vai prejudicar. A não ser que seja estudante, aí tudo bem.»
E este conselho aplica-se também a profissionais mais velhos à procura de emprego. Antrell Vining (@TechByAntrell), responsável por dicas de carreira, disse que isso pode ajudar a evitar suposições etárias dos recrutadores relativamente a candidatos mais velhos.
«Se já se formou há muito tempo e está a tentar conseguir um emprego na sua área agora, os recrutadores vão pensar que já se esqueceu de tudo o que aprendeu e provavelmente não será escolhido», disse Vining.