Está com dificuldades em introduzir a IA Generativa na sua empresa? Siga estes 4 passos

As empresas que ainda não adoptaram a Inteligência Artificial Generativa (IA Gen) devem investir na sua introdução para poderem beneficiar dela e competir com os 10% que já dominam e lucram com esta tecnologia. A Boston Consulting Group (BCG) destaca quatro passos que devem ser seguidos por este segmento.

Leia atentamente:
 

1. Transformar os líderes em actores informados, procurando que se cultivem sobre o valor da IA Gen e pressionando as organizações a adoptar a tecnologia. É importante que esta curiosidade parta do topo para impulsionar a adopção de toda a equipa, definindo metas de utilização e acompanhando o seu progresso;

 

2. Começar com um pequeno número de aplicações, aproveitando o facto de as mais relevantes por sector já serem conhecidas. As organizações devem escolher aquelas que melhor se aplicam às suas necessidades, apostar no mínimo viável para as desenvolver e, quando já as conseguirem dominar, diversificar o leque de modo a acrescentar maior valor ao negócio;

 

3. Aproveitar parceiros externos no início, confiando em plataformas de IA Gen já desenvolvidas e prontas a utilizar, o que lhes permite adaptar-se à evolução do mercado, implementar soluções mais rapidamente e avançar nesta área;

 

4. Adaptar a liderança às necessidades dos projectos de IA Gen. Em muitas organizações, a liderança dos principais projectos tecnológicos está pouco desenvolvida e, sem a devida atenção, os projectos-piloto podem falhar. Para o impedir, as empresas devem criar uma liderança personalizada para os projectos de IA Gen, facilitando decisões e intervenções rápidas para manter o progresso, garantindo as funcionalidades necessárias. Assim, as empresas podem continuar a aperfeiçoar o seu modelo de liderança e, posteriormente, adoptar um conjunto mais vasto de aplicações.

Ler Mais