
Esta ferramenta quer revolucionar a segurança e saúde no trabalho em Portugal
A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) disponibiliza às empresas uma ferramenta electrónica gratuita com conselhos e apoio necessários para gerir com eficácia substâncias perigosas no local de trabalho.
De acordo com um inquérito da Eurobarometer, 65% dos profissionais preocupam-se com o facto de estarem serem expostos a produtos químicos perigosos. «A verdade é que milhões de trabalhadores em toda a Europa entram frequentemente em contacto com substâncias perigosas no local de trabalho, e o uso dessas mesmas substâncias está a aumentar. Esta exposição pode ter efeitos negativos sobre a saúde dos trabalhadores e a sua capacidade de trabalhar a longo prazo, o que faz da prevenção uma prioridade», destacou-se.
Christa Sedlatschek, directora executiva da EU-OSHA, defendeu que é essencial que todas as empresas europeias todo o apoio de que precisam para gerir eficazmente as substâncias perigosas no local de trabalho e destaca o papel que a Campanha de Locais de Trabalho Saudáveis desempenhou. «É aqui que a ferramenta electrónica de substâncias perigosas da UE-OSHA pode ajudar. De uso gratuito, oferece aos empregadores conselhos e apoio necessários para gerir com eficácia substâncias perigosas no local de trabalho.»
Este guia interactivo online foi especialmente criado para micro e pequenas empresas. Tem como principal missão ajudar as empresas a fazer avaliações de risco sobre o uso de substâncias perigosas e disponibiliza conselhos personalizados sobre boas práticas e como aplicar medidas no local de trabalho. Desde o seu lançamento da ferramenta, em Maio de 2018, que agora é adaptada a Portugal, à Islândia e à Noruega, regista 26 mil visitas.
Aceda aqui à ferramenta electrónica sobre substâncias perigosas.