Esta licenciatura da NOVA IMS teve procura dez vezes superior ao número de vagas. Impressionante, não achas?

Já são conhecidos os resultados da primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior, com quase 64 mil candidatos para cerca de 56 mil vagas, número recorde de candidaturas em três décadas. Todas as vagas disponíveis na NOVA Information Management School (NOVA IMS) foram preenchidas, registando elevada procura e altas classificações de acesso nas suas duas habituais licenciaturas e na nova licenciatura em ciência de dados, que agora arranca pela primeira vez.

Nasceu assim a licenciatura em Ciência de Dados (LCD), que se posiciona entre a recolha e armazenamento de dados – foco da licenciatura em Sistemas e Tecnologias de Informação (LSTI) – e a tomada de decisão (gestão) baseada nos mesmos – o foco da licenciatura em Gestão de Informação (LGI).

O número de candidaturas a esta nova licenciatura foi cerca de dez vezes superior ao número de vagas, o mesmo se verificando nas duas licenciaturas já existentes. Em termos de médias de entrada, a classificação do último colocado foi de 16.1 valores, a mais alta de toda a Grande Lisboa e a segunda mais alta do país

Apesar de ser este o seu primeiro ano de funcionamento, a LCD contou também com uma procura já bastante relevante de alunos internacionais. Face ao ano anterior, o número de candidaturas às duas restantes licenciaturas da NOVA IMS duplicou, o que se traduziu num aumento assinalável das classificações de entrada, mesmo num contexto em que as médias dos exames nacionais diminuíram.

Para Pedro Saraiva, director da NOVA IMS, «este é um momento de orgulho para todos nós na NOVA IMS, e acredito que a instituição está de parabéns, com especial destaque para aqueles que dentro e fora da NOVA IMS ajudaram a desenhar e acreditar uma nova licenciatura e promover este nosso triângulo virtuoso de ofertas de primeiro ciclo, esforços que agora se refletem nos indicadores acima referidos. Vamos acolher este novo conjunto de 150 alunos, oriundos de todo o País, de Bragança a Faro, e incluindo Açores e Madeira, a que se juntam mais cerca de 10 alunos internacionais, de 10 países diferentes, num claro sinal da capacidade de atração e da boa reputação que a NOVA IMS tem vindo a construir. É verdadeiramente extraordinário que as nossas licenciaturas tenham todas uma classificação mínima de entrada acima de 16 valores e que o rácio entre o número de candidatos e de alunos colocados seja de sensivelmente dez para um em cada uma das nossas licenciaturas».

A segunda fase de candidaturas começou anteontem, dia 27 de Setembro, e decorre até 8 de Outubro, estando disponíveis as vagas que sobrarem da primeira fase e aquelas em que os colocados não concretizem a matrícula.

Podem candidatar-se os estudantes não colocados na primeira fase, os colocados na fase inicial que queiram concorrer novamente, os colocados que não se matriculem, os que, apesar de reunirem condições para isso, não se candidataram na primeira fase e os que só reuniram condições de candidatura depois de terminado o prazo para o efeito.

Ler Mais