Esta multinacional do Retalho contribuiu para a criação e manutenção de mais de 85 mil postos de trabalho em Portugal

O Estudo de Impacto Socioeconómico, realizado pela consultora KPMG, revela que, em 2022, o Lidl gerou uma riqueza de quase 3.100 milhões de euros para o país, representando 1,3% do PIB nacional. De forma directa e indirecta, a insígnia contribuiu o ano passado para a criação e manutenção de 85.100 postos de trabalho em Portugal, registando desde 2014, um aumento médio anual de 12%.

Desde 2014, o Lidl tem aumentado o valor da sua contribuição para o PIB do país, totalizando quase 20 mil milhões de euros, para esse período. Ou seja, entre 2014 e 2022, a contribuição do Lidl para o PIB português registou um crescimento de 92% e uma CAGR (taxa de crescimento anual composto) de 9%.

Do impacto económico total do Lidl Portugal em 2022, 58% corresponde à contribuição directa da empresa através do pagamento a fornecedores, de salários e impostos, 17% corresponde ao impacto indirecto resultante da actividade dos seus fornecedores e 25% corresponde ao impacto induzido resultante do efeito multiplicador da actividade da empresa. Ou seja, o ano passado, por cada euro gasto pelo Lidl foram gerados 1,73 euros na economia portuguesa.

O estudo revela também que no ano passado, o Lidl contribuiu, directa e indirectamente para a geração e manutenção de 85.100 postos de trabalho em Portugal, um aumento de mais de 25 mil postos face ao ano anterior. Por cada posto de trabalho criado pela empresa, foram criados 9,7 novos empregos no país.

Desde 2014, a contribuição do Lidl para a geração de emprego tem evoluído positivamente, registando um aumento médio ao ano de 12% na criação de novos postos de trabalho. 

Os três sectores produtivos mais impactados com a contribuição do Lidl na geração de riqueza no país, foram a ‘Agricultura, caça e serviços relacionados’, que representaram 30% da riqueza gerada; os ‘Produção alimentar’, com uma expressão de 23% e a ‘Construção de edifícios’ que representou 9%.

Já em relação aos sectores produtivos em Portugal no que ao emprego diz respeito, a contribuição do Lidl incidiu maioritariamente na ‘Agricultura, caça e serviços relacionados’ a representarem 53% do emprego gerado, a ‘Produção alimentar’ correspondendo a 16% e a ‘Produção de bebidas’ com 5% do emprego gerado.

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