Estas cinco escolas de negócio portuguesas voltam a estar entre as melhores do mundo (e a subir na classificação)

O Financial Times divulgou hoje o ranking global European Business Schools 2024 – que medem as melhores Business Schools Europeias. Portugal tem cinco escolas de negócios entre as melhores do mundo.

 

Nova School of Business & Economics (Nova SBE) ocupa 18.ª posição das melhores escolas da Europa, a melhor posição de sempre de uma escola portuguesa, após uma subida de três posições. O 18.º lugar agora conseguido coloca pela primeira vez uma escola portuguesa no top 20 das melhores escolas de negócios europeias.

O desempenho da Nova SBE neste ranking reflecte as posições de destaque alcançadas nos rankings específicos, o sétimo lugar com o mestrado internacional em Gestão, 11.º lugar com os programas customizados de Formação de Executivos, 24.º lugar com o Lisbon MBA, 26.º lugar com os programas abertos de Formação de Executivos e  28.º lugar com o Lisbon MBA Executive. Estes resultados foram determinantes para a posição histórica agora alcançada.

Católica Lisbon School of Business & Economics é a 22.ª melhor Business School Europeia, mantendo o mesmo lugar do ano passado. Este ranking de 2024 representa uma agregação dos rankings de Mestrado em Gestão, Formação de Executivos e Programas de MBA.

Um reconhecimento onde são destacados os critérios de qualidade e diversidade do seu corpo docente, a excelência dos seus programas, a confiança das empresas na qualidade da Escola e os níveis de empregabilidade, progressão salarial e de carreira dos seus alunos.

A escola de gestão do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa ocupa o 43.º lugar. Este resultado reflecte uma subida de uma posição em relação ao ano anterior, consolidando a instituição como líder no nível III do ranking, a categoria imediatamente abaixo da média global.

A Universidade do Porto – FEP | PBS destacou-se com uma ascensão do 53.º para o 39.º lugar, tendo registado a quarta maior subida do ranking Financial Times European Business Schools, tendo escalado 14 posições.

A justificar esta subida estão os resultados da Porto Business School, nas categorias de Executive Education, onde ocupa a 33ª nos programas Custom e a 28ª posição em Open, sendo a única escola em Portugal a subir na categoria Open, alcançando o top 30.

No Executive MBA, a Porto Business School, mantém a 56ª posição, destacando-se como a segunda melhor escola nacional nesta categoria e no International MBA, a Porto Business School subiu quatro lugares, para a 39ª posição, sendo a única instituição portuguesa a registar crescimento na categoria de Full-time MBA. Por sua vez, o Master in Management, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, ocupa a 57ª posição, destacando-se como o melhor curso em Portugal quanto ao retorno do investimento académico, progressão de carreira e igualdade de género, o que reforça o compromisso das duas escolas com a excelência académica e o impacto global.

Por fim, a última escola portuguesa a aparecer no ranking é o ISEG – Lisbon School of Economics and Management ocupa a 70.ª posição, tendo descido 11 lugares devido à ausência do seu EMBA entre os programas avaliados.

O ranking do Financial Times Best European Business Schools é uma avaliação abrangente das 100 melhores escolas de negócios da Europa, que resulta da combinação de cinco rankings individuais do Financial Times.

Ler Mais