Estas quatro dicas vão ajudá-lo a manter a cultura organizacional intacta (mesmo à distância)

O actual mercado laboral está a operar cada vez mais remotamente, criando por vezes obstáculos à comunicação, colaboração ou à construção de relações, o que tem impacto na cultura das organizações.

 

Mário Rocha, manager da Hays Portugal partilha quatro formas para os empregadores manterem a cultura organizacional e gerirem as equipas com sucesso.

 

1. Estabelecer métodos de comunicação
Quando se gere uma equipa remotamente, a comunicação eficaz é crucial. Como prioridade, deve-se estabelecer uma comunicação frequente com a equipa através das plataformas certas. Aproveitar a variedade de canais disponíveis para ajudar a equipa a manter-se em contacto e a colaborar, mas ter em conta que utilizar demasiados canais pode ser excessivo.

Não existindo uma comunicação presencial, a comunicação por vídeo é uma excelente opção. É importante agendar reuniões com a equipa e definir a agenda da reunião antes da video-chamada. Como mentor da equipa terá que enfatizar a importância da participação de todos nestas reuniões. Assim, garante que cada profissional sabe o que tem que fazer e que todos estão a contribuir para o progresso.

 

2. Construir relações
Trabalhar remotamente significa que os profissionais vão deixar de ter interacções espontâneas no escritório, que vão muito para além da construção de uma relação de trabalho. Seja para conversar sobre projectos ou contar como foi fim-de-semana, estes momentos são essenciais para a criação de laços dentro da equipa.

Portanto, para além de se garantir uma comunicação transparente, também vale a pena considerar o tempo nas chamadas ou video-chamadas para que a equipa consiga abordar temas, que não estão necessariamente ligados com o trabalho. Tomar estas medidas é particularmente importante para os novos membros da equipa.

 

3. Partilhar conhecimentos
Quando se trata de partilhar conhecimentos e colaborar, Mário Rocha, manager da Hays Portugal relembra os empregadores que «muitos profissionais de cada equipa possuem conhecimentos especializados sobre uma determinada área ou assunto. Isto é facilmente partilhado num escritório, contexto diferente daquele que se verifica quando a equipa está a trabalhar remotamente».

As chefias podem incentivar os colaboradores a criar guias, webinars ou a gravar podcasts sobre os temas onde são especializados para dar a oportunidade de partilhar conhecimentos e por outro lado, para os restantes profissionais poderem adquirir esse conhecimento. É crucial certificar que este tipo de acções sejam reconhecidas internamente.

 

4. Confiar na equipa
Embora o trabalho remoto possa representar desafios, no início, particularmente para aqueles que não têm experiência de trabalho ou gestão desta forma, confiar na equipa é uma mais valia.

A flexibilidade de trabalhar remotamente pode ser uma forma de mostrar que se confia no trabalhado do colaborador. Se existe essa confiança e capacidade para trabalhar no objectivo da empresa, as chefias mais rapidamente reforçarão a ideia de que a cultura influencia a mentalidade. Quando as chefias conseguirem isso, o impacto do local onde se trabalha será menor e será possível gerir uma equipa remotamente enquanto a cultura da empresa se mantém.

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