Estas três competências serão as mais procuradas nos profissionais de Tecnologias (e não são técnicas)

A escola tecnológica Ironhack reuniu profissionais no mundo dos Recursos Humanos no Madrid Tech Recruitment Scene 2024, uma mesa-redonda com o objectivo de descobrir que competências serão mais procuradas no sector tecnológico, face às mudanças que as empresas estão a viver com a transformação digital.

As competências mudam à medida que a transformação tecnológica avança para diferentes necessidades. É importante que as pessoas que estão no mundo digital (ou que querem entrar), estejam conscientes da direcção que as empresas estão a tomar para atrair talentos.

A Ironhack, aponta as competências mais importantes para os próximos tempos:

Comunicação eficaz: é cada vez mais relevante saber comunicar de forma clara e objectiva, uma vez que o mundo tecnológico não é apenas composto por programadores que falam a mesma língua, mas também por muitos outros perfis diferentes uns dos outros, como UX/UI designers, gestores de projecto, entre outros.

 

Liderança: é necessário ser proactivo. Os profissionais têm de ser capazes de fazer com que qualquer cliente perceba o que é melhor para si. Normalmente, os clientes não têm conhecimentos digitais ou tecnológicos, o que exige competências de liderança para ganhar a confiança dos mesmos.

Pensamento analítico e crítico: é fundamental para esta indústria ser capaz de discernir o que é relevante ou não, ou ser capaz de chegar à raiz de um problema, e depois ter uma palavra a dizer sobre o que tem de ser feito e como tem de ser feito.
Ler Mais