Este CEO vendeu a sua start-up e transformou os colaboradores em milionários
No final dos anos 90, Jay Chaudhry vendeu a startup SecureIT, que havia cofundado com a mulher Jyoti, à Verisign. Quando Chaudhry fez as contas sobre o património líquido dos seus colaboradores apercebeu-se de que tinha tido uma festa de despedida com colaboradores milionários, avança a Fortune.
«Fui para casa nessa noite e olhei para a folha de cálculo com todas as opções [de acções] que tinham e multipliquei pelo preço das acções da VeriSign. Foi aí que percebi que as contas davam cerca de 70 ou 80 milionários, com opções de acções», disse Chaudhry ao programa Make It, da CNBC. «Foi impressionante», acrescenta, explicando que realmente não compreendia os ganhos financeiros inesperados que a venda da sua startup teria para os colegas de trabalho.
Agora é CEO da empresa de segurança na cloud Zscaler, tem 65 anos e é bilionário. Mas partilhou com a CNBC que investiu todas as suas poupanças quando fundou a SecureIT com a mulher e foi esta mudança e a ausência de investidores externos que lhes permitiu dar mais capital aos que estão dentro da empresa.
Quando vendeu a empresa em 1998, Chaudhry não foi o único a sair com um bom pé de meia. O preço das acções da Verisign disparou nos anos seguintes, transformando mais de 70 dos seus 80 colaboradores em “milionários no papel”.
Na mesma linha, o empresário Mark Cuban publicou recentemente na rede social X que a maior parte das suas vendas resultou em bónus para os colaboradores. A venda da Broadcast.com à Yahoo fez com que Cuban se juntasse ao grupo dos bilionários e «300 dos 330 colaboradores tornaram-se milionários».
«É a coisa certa a fazer. Nenhuma empresa se constrói sozinha», disse Cuban à Fortune.
Chaudhry tem uma mentalidade semelhante e afirmou à CNBC que a distribuição de capital era positiva, «porque estes colaboradores fazem a diferença, [estavam] a trabalhar dia e noite».
Mas o sucesso financeiro a longo prazo não foi garantido. As acções da VeriSign caíram a pique durante a explosão das dot.com antes de finalmente recuperarem.
Durante o aumento, porém, houve uma sensação palpável de excitação em todo o escritório. «As pessoas estavam a enlouquecer na empresa, porque nunca tinham imaginado tanto dinheiro», disse à CNBC, falando de muitos trabalhadores que compraram casas novas, carros ou tiraram férias do trabalho. «Podiam fazer o que quisessem.»